Escolas de estrategia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Na Escola Prescritiva, a preocupação está mais voltada para como as estratégias devem ser formuladas do que como elas se formam. Nesta escola, temos como exemplos as Escolas do Design, Planejamento ea Escola de Posicionamento, cada uma com suas características próprias sendo que a escola do Design foi a que apresentou a estrutura básica sobre as quais as últimas duas se estruturaram e sedesenvolveram.
A primeira delas, Escola do Design, percebe a formulação da estratégia como um processo informal, essencialmente de concepção. Já a Escola do Planejamento, utiliza do planejamento formalpara a formulação de suas estratégias, direcionando sua construção para um processo mais sistemático e separado. Com a evolução do processo de formulação estratégica surge, nos anos 80, a Escola doPosicionamento que tem como característica principal para a formulação da estratégia, a seleção de posições estratégicas no mercado.

As escolas que fazem parte do grupo da Escola Descritiva consideramaspectos específicos do processo de formulação de estratégias e colocam seu olhar sobre o modo como as estratégias são realmente formuladas, deixando em segundo plano a prescrição do comportamentoestratégico ideal. Essas formulações podem partir não só através da visão do líder, como considera a Escola Empreendedora, mas também pode ser complementada a partir da construção de conceito na mente deum indivíduo, como prega a Escola Cognitiva. Evoluindo além do individuo, as outras escolas que fazem parte da Escola Descritiva, procuram abrir o processo de formulação de estratégia incluindo outrasforças e agentes. A corrente apresentada na Escola do Aprendizado, percebe que a formulação da estratégia deve ocorrer a partir de passos curtos, à medida que a Organização se adapta e aprende.
Jápara a Escola do Poder, o processo de formulação da estratégia se dá a partir da negociação entre os atores que compõem a organização ou mesmo pela organização relacionando com os ambientes externos....
tracking img