Trabalho de metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vícios incidentes na comunidade científica
A principal causa de tantas infrações e vícios graves na comunidade científica tem sua origem na má conduta presente nos laboratórios e outros locais de trabalho ligados às ciências de medicina, biologia, farmácia etc. Especificamente, a má conduta em ciência é um mau comportamento que falha em respeitar as contribuições ou propriedades intelectuais deoutros, que impede o progresso da pesquisa ou arrisca corromper ou comprometer a integridade das práticas científicas. Podemos definir os vícios da comunidade científica como: fabricação e falsificação de informações; não publicação de dados; procedimentos falhos na coleta de dados; autoria equivocada e práticas duvidosas de publicação.
1. Fabricação e falsificação de informações:
Afabricação é a invenção, a confecção de dados ou resultados. A falsificação consiste na mudança dos dados ou resultados, a manipulação de materiais, equipamentos ou processos de pesquisa ou a alteração de dados de forma que ela não é apresentada da forma que foi registrada. A publicação acontece uma vez que o estudo esteja finalizado, que todos os dados tenham sido coletados, apropriadamente analisados esejam capazes de contribuir para a utilização dos resultados da pesquisa.  Os pesquisadores podem ser colocados sob pressão para publicar rapidamente os resultados devido a objetivos pessoais ou a demandas institucionais, e isso acaba afetando a sua forma final.
2. Não publicação de dados:
A omissão de dados na publicação científica é causada principalmente pelo conflito de opiniões einteresses dos próprios cientistas. O conflito de interesses surge quando um participante do processo de pesquisa, em qualquer nível – pesquisador, autor, editor, colega revisor –, tem vínculos com organizações ou interesses que podem abalar a integridade do trabalho ou sua capacidade de julgamento. Essa parcialidade pode surgir por várias razões: relações pessoais, motivação individual, pressão porpublicação ou relações conturbadas com os financiadores. Há casos de pesquisadores que não são autorizados a publicar os resultados negativos da pesquisa para não provocar danos às ações comerciais do financiador, especialmente se for o caso de uma indústria farmacêutica. Assim como já houve casos de pressão para atrasar a publicação dos resultados a fim de aumentar as chances de ganhos econômicos dofinanciador.

3. Procedimentos falhos na coleta de dados:
Eventualmente, uma pesquisa científica tem sua elaboração atrasada ou adiada por causa de amostras pequenas demais, estratificação incorreta das amostras, equipamentos descalibrados ou defeituosos. Para corrigir isso, adota-se um sistema de monitoramento e avaliação de projetos, porém ele somente pode ser implementado com sucesso com adefinição dos meios para obtenção de dados confiáveis sobre processos, produtos e resultados. Um sistema de avaliação, mesmo com um planejamento perfeito, pode fracassar inteiramente se os dados necessários para análise não puderem ser obtidos, ou se os mesmos são imprecisos ou sem confiabilidade.
A decisão sobre que instrumento utilizar, como, onde e quando aplicar, etc. pode ser complexa,dependendo do porte e abrangência do projeto. No caso da comunidade científica, toda essa avaliação deve ser perfeita e milimetricamente analisada, caso contrário, encontraremos vários exemplos de manipulação de equipamentos para se fazer medições falsas ou adulterar imagens.
4. Autoria equivocada:
Autor é quem contribui em um projeto de pesquisa. Todas as pessoas que contribuem em um projeto depesquisa devem ser devidamente reconhecidas. No entanto, há sempre dificuldades na definição sobre que participação justificaria a autoria e, por isso, algumas regras devem ser seguidas para assegurar o devido registro de cada contribuição. A situação clássica é de um grupo de pesquisa, onde cada pessoa tem uma função específica. Todas trabalham em direção à conclusão da pesquisa e com...
tracking img