Escola regional de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola regional de Marketing

Quando surgiu?
A escola regional surgiu na década de 30 no contexto da crise de 1929 e new Deal. Nesse contexto, não somente as condições econômicas haviam sealterado, mas os princípios de gestão não deveriam mais ser os mesmos.
A formulação de novos princípios de ação econômica foi a base para a fabricação de novas técnicas de ação comercial. A população comoum todo, sentia falta de uma ciência econômica adequada para o momento que estava sendo vivido.
Como a prática anterior não foi satisfatória e não possuía um procedimento adequado, criou-se umanecessidade de deixar de ser uma abordagem indutiva para se tornar dedutiva, utilizando assim o estudo quantitativo, através da estatística e dos métodos matemáticos.
O que é?
Tem como princípiofundamental diminuir geograficamente e espacialmente a distância entre compradores e vendedores.
“O espaço, assim como o tempo é onipresente”.
As principais áreas de interesse dessa escola têm sido alocalização de varejo, mercados atacadistas e centro de atividades econômicas. Possui orientação matemática com direcionamento para determinar quantidades e medir esse montante.
Os principais escritoresque incentivaram a expansão da escola nas décadas de 30-40 foram Reilly e Converse podendo ser considerado a obra de Reilly “A lei da gravitação de varejo” o maior estímulo para o crescimento daabordagem regional de marketing.
O escritor mais influente para a propagação da escola foi Grether, que se aprofundou no assunto através de uma linguagem regional.
Num esforço para que fosse desenvolvidauma teoria na área de atacado, Hevzan propôs oito fatores que afetam o tamanho de sua área:
* Peso do produto relativo a seu valo;
* Perecibilidade relativa;
* Técnicas de diferenciaçãode produto;
* Fatores que afetam a localização da fabrica;
* Preço e suas politicas;
* Custos de transporte e serviços;
* Métodos de marketing das empresas individualmente;
*...
tracking img