Escola Funcionalista

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
Funcionalismo


1. Introdução

A Escola Antropológica Funcionalista surgiu no início do século XX, com o escopo de refutar as idéias supranacionalistas eurocêntricas e etnocêntricas, sucedendo ao Evolucionismo.

O Funcionalismo fundamenta-se na possibilidade de estabelecer uma relação da análise social ao funcionamento dos sistemas biológicos, uma vez que cada sociedade organiza umatotalidade integrada e composta de partes interdependentes e complementares cuja função é satisfazer as necessidades dos seus componentes. Ou seja, o Antropólogo Funcionalista tem por objeto de estudo as Instituições e as funções que estas exercem para a manutenção do quadro social.

Assim, para a Escola Funcionalista, um traço cultural só poderá ser entendido no contexto da cultura ao qual pertencee não em comparação a outra qualquer. Sendo certo, que tal particularidade cultural desempenha uma função que justifica sua existência e permanência no âmbito social.

Foi devido a este método que as sociedades não europeias adquiriram uma especificidade, visto que passou a ser compreendida naquilo que lhe é intrínseco, sem comparação com qualquer outra forma de organização social.


2.Bronislaw Malinowski

Um dos proeminentes antropólogos dessa Escola que merece destaque é o polonês Bronislaw Malinowski.

Malinowski definiu o conceito de função como sendo a resposta de uma cultura a necessidades básicas do homem, como alimentação, defesa e habitação. Ou seja, a cultura é concebida em relação ao conceito de função, já que esta se apresenta como um aparato instrumental na qualgera a possibilidade para o homem de lidar com a hostilidade do ambiente natural e a viver num ambiente melhor através da criação de meios que propiciem o desenvolvimento social.

Desta maneira, o autor sustenta que o conceito funcional produz análises específicas das culturas, fornecendo ao antropólogo instruções precisas quanto ao que deve ser analisado e como deve ser registrado.

ParaMalinowski, de cada necessidade biológica decorrerá uma solução cultural capaz de satisfazê-la. É com este raciocínio que o autor busca elaborar um quadro geral da universalidade da cultura e da particularidade das culturas cujo deslocamento do particular ao geral acaba por provocar um empobrecimento do conceito cultural, visto que não será através da observação empírica de uma sociedade qualquer queserá possível atingir motivações universais.

Além de sistematizar o Funcionalismo Malinowski contribuiu para metodizar a observação participante, que é a prática que consiste para o antropólogo em conviver com a sociedade que quer conhecer, deixando de lado as teorias externas à realidade estudada, para penetrar na cultura e desvendar seus significados.

Assim, para Malinowski, o trabalho doantropólogo se iniciaria com a observação de cada detalhe da vida social, sobretudo, aqueles que aparentemente não apresentam importância. Após a observação, caberia ao antropólogo selecionar aquilo que é mais importante e significativo para o entendimento da organização do conjunto integrado pela sociedade. E, por fim, deveria o antropologista estruturar uma síntese cujo objetivo é revelar oquadro das grandes instituições sociais (Núcleos ordenados da sociedade).



3. Radcliffe Brown

Noutra vertente, havia outro grande contribuinte da Escola Funcionalista, que foi Radcliffe Brown. Brown apresentou um ponto de vista diferente de Malinowski, no qual definia como objeto de estudo da Antropologia Social a estrutura e o funcionamento da sociedade, dando quase nenhuma ênfase para acultura, visto que os objetos de estudo fixados por ele deveriam se ocupar de fatos observáveis e concretos.

Para Radcliffe, os sistemas de sentimentos é que vão conduzir a atuação dos indivíduos segundo as necessidades da sociedade, sendo que tais sentimentos são desenvolvidos no individuo pela ação da coletividade que é exercida sobre ele. Deste modo, a sociedade se mantém unida por força...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing lateral e escola funcionalista
  • Escola Funcionalista dentro da Psicologia
  • A perspectiva das escolas funcionalista e evolucionista na questão da mulher nos países de orientação...
  • A teoria funcionalista
  • Teoria Funcionalista
  • teoria funcionalista
  • sistema funcionalista
  • Metodos funcionalistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!