O legado funcionalista em sociologia da educação e o mito da escola democrática análise com o filme para o dia nascer feliz.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O texto relata discussão sobre teorias funcionalista em Sociologia da Eduacação enfocando quanto a construção do mito “Escola Democrática” .Neste sentido , a escola surge comoinstrumento para equacionar o problema da desigualdade social.

No texto

O texto mostra que Augusto Comte (1798-1857) e Emile Durkhein (1858-1917), eram preocupados com os conflitos sociais, eequilíbrio social, buscando soluções para uma ordem estável Durkhein atribui a educação um papel apaziguador das tensões sociais. As teorias de Durkhein tiveram grandes repercussão em educação.
Comte foi o paida Sociologia, era extremamente preocupado com a constituição de uma ordem estável, isto é, sem revoluções ou conflitos.
Segundo Durkhein, a escola seria responsável por encaminhar diferentes atoressociais para os diversos papeis da sociedade, necessários a sobrevivência da mesma.
A teoria funcionalista diz que tudo que existe tem uma função, a vida social é um organismo vivo, e cada agentesocial é um Membro desse processo orgânico.
Talcott Parsons (1902-1980) um dos principais funcionalistas , enxergava a escola como uma poderosa força integrativa da sociedade, capaz de apaziguar epromover desenvolvimento social.
A corrente funcionalista teve força até os anos 60, quando a escola passa a ser vista não mais como um instrumento mantedor de um equilíbrio social, capaz de apaziguartensões , conflitos e promover o desenvolvimento social, mas como reprodutor e mantedor de desigualdades, inerentes à própria lógica da sociedade capitalista.

No Filme

No filme diz será que ajuventude já é transviada ou o Governo não oferece condições de estudo, relata e deixa bem claro a desigualdade social, a dificuldade do alunos em freqüentar as aulas , condições péssimas de escolas, noPernambuco a escola que foi documentada, mostra o banheiro sem nenhum tipo de higiene , banheiro sem teto, sem descarga , sem papel higiênico, um descaso com os alunos, professores que faltam muito,...
tracking img