Escola de vigosky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Sergipe-UFS
Disciplina: Introdução a psicologia da aprendizagem
Professora: Shyrley Bispo Guimarães
Aluna: Maria Valéria Barreto Oliveira
Turma: I0 Data: 20/04/12

Fichamento sobre a escola de Vygotsky
A priori, a teoria histórico-cultural tem como concepção de que a criança desde a infância adquiri hábitos e praticas escolares construindo idéias e saberesque irá ser relevante para o futuro acadêmico.
O contexto da teoria histórico-cultural como conhecida no Brasil como a escola de Vygotsky, parte do pressuposto de que o homem é um ser de natureza social, este fato significa que admitida a origem animal dos homens como se forma a sua inteligência, sua personalidade, faz da consciência humana de que cada pessoa um ser único e irreparável.
Outrascorrentes da psicologia tentaram ignorar a consciência ao passo de explicar os elementos mais simples do comportamento humano enfatizando as dádivas divinas.
Vygotsky retomou as idéias de Karl Marx em que admite que os homens são dotados de muita ou pouca inteligência aptidões estas voltadas para a vontade divina,além das habilidades e aptidões da filosofia e artes em geral são devidas ascondições materiais da vida e da educação que são condicionadas pelo lugar que ocupa na sociedade.
A corrente da psicologia abrange o conceito de homem, uma vez que a teoria histórico-cultural supera a ideia de que a criança traz quando nasce o conjunto de habilidades e saberes que irá apresentar quando adulta, pois potencialidade gera potencialidades, aptidões gera aptidões com isso desenvolve ainteligência que se define pela linguagem oral, a atenção a memória, a linguagem escrita, os valores morais e éticos, ou seja, o ser humano é um ser histórico social.
A cultura é a criação do ser humano ao longo da historia, as coisas materiais são construídas através do trabalho, pelas máquinas. Já as coisas não- materiais se formam num conjunto de valores construído pelos hábitos e pelos costumes.
Ashabilidades do ser humano requer um longo processo, isso pode parecer uma desvantagem para os animais, pois suas habilidades são desenvolvidas pela biologia. “Ao mesmo tempo, todo o conhecimento e todos os objetos que foi criando não param de ser transmitidos de uma geração para outra, o que possibilitou sua historia humana.” (Vygotsky, pag. 137).
O conjunto de objetos que constitui a culturahumana cria aptidões de habilidades própria da cultura social, partindo do pressuposto de que a criança ao nascer passa a ter habilidades e aptidões que são transformadas de geração a geração, criando sua inteligência através do conhecimentos culturais.
A teoria histórico-cultural parte da ideia de que o processo de ensino aprendizagem da cultura requer a reprodução de aptidões humanas num processosocialmente conceituado, ou seja, o processo de apropriação é sempre um processo de educação, o homem é um ser social, não porque ele viva ou goste de viver em grupo, mais porque ele estar inserido na sociedade, com sua personalidade e inteligência.
O homem possui três fontes essenciais do conhecimento: a herança biológica, a experiência individual e a herança social.
O processo de educação nosremete as habilidades e qualidades do desenvolvimento humano formando a prática pedagógica.
O ser humano adulto já possuía a inteligência ao nascer, isto é, a educação deveria facilitar o desenvolvimento das qualidades que estaria ligada a infância, pois a teoria histórico-cultural são chamadas de naturalizantes, pois as habilidades e a inteligência estar relacionado ao processo continuo,acontece naturalmente à medida que a criança vai crescendo.
Segundo Vygotsky:” o papel da educação é garantir a criação de aptidões que são inicialmente externas aos indivíduos e que estão dadas como possibilidades nos objetos materiais e intelectuais da cultura.”(Vygotsky,pag.140).
O ato de educar é mediar à relação da criança com o mundo que ira conhecer no contexto social, isto é, apenas o...
tracking img