Escola de frankfurt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Histórico da Escola de Frankfurt

A partir de uma semana de estudos marxistas, surgiu a idéia de institucionalizar um grupo de trabalho para documentação e teorização dos movimentos operários. Para isso foi criado um Instituto vinculado com a Universidade de Frankfurt, em 1923.
O primeiro diretor foi Carl Gruenberg, historiador e marxólogo. Sob sua gestão o Instituto editou uma revistavoltada para a história do socialismo e do movimento operário. Em 1930, foi substituído por Max Horkheimer. Ele era um intelectual marxista, despreocupado com a burocracia e a legitimação acadêmica, investia na reflexão sobre a especificidade do capitalismo.
Preocupado com o anti-semitismo crescente na Alemanha e o progresso implacável do movimento nazista, Horkheimer teve a previsão de criarfiliais do Instituto em Genebra, Londres e Paris.
Em 1933 o governo nazista decreta o fechamento do Instituto de Frankfurt por suas “atividades hostis ao Estado”.
A produção intelectual dos pensadores de Frankfurt nessa primeira fase não se restringiu aos ensaios publicados nos números iniciais da revista. Tratou-se de um estudo que procurou obter informações sobre a estrutura de personalidadeda classe operária européia. Segundo os teóricos de Frankfurt, essa classe teria perdido a consciência de sua missão histórica, submetendo-se a formas de dominação e exploração totalmente contrárias ao seu interesse emancipatório. Horkheimer propunha-se a elaborar “o esboço de uma teoria materialista, social-psicológica dos processos históricos societários.
Em 1950 houve a transferência doInstituto de Genebra à original Frankfurt. Os trabalhos da fase de emigração estão sob o impacto provocado sobre os intelectuais europeus pela cultura americana, expressão máxima do capitalismo moderno e da democracia de massa. Horkheimer tenta salvar a reflexão filosófica dialética face a uma crescente tendência positivista e empirista nas ciências sociais.
Adorno co-diretor, nessa época, seconcentra na fundamentação de uma sociologia marxista da música. Em A Personalidade Autoritária, mantendo a orientação freudo-marxista, consegue-se explicar como pessoas que emitem opiniões conservadoras sobre a política e a economia liberais e democráticas.
A Dialética do Esclarecimento reflete a atitude com a qual Adorno e Horkeimer encaravam a evolução da “cultura” nas modernas sociedades de massa.Desta forma, essa dialética tematiza a morte da razão kantiana, asfixiada pelas relações de produção capitalista.
Adorno e Horkheimer abandonam o paradigma do materialismo histórico, buscando um novo caminho, que também os afasta do positivismo e neopositivismo.
No contexto da reconstrução democrática da Alemanha eles procuraram estudar o potencial autoritário e/ou democrático da novageração estudantil pós-Segunda Guerra. Essa geração é agora confrontada com um regime liberal democrático, quase imposto pelos aliados.
O protesto estudantil contra as estruturas autoritárias da universidade e da sociedade alemã começou a mobilizar centros como Berlim e Frankfurt. Eles fundamentavam seu protesto nas reflexões críticas de Marcuse, Adorno e Horkheimer. A forma de manifestação foiviolenta. A incorporação da teoria crítica ao movimento anunciou seu fim.
A teoria crítica foi concebida e desenvolvida em três momentos. No primeiro Horkheimer exerce a principal influência sobre o andamento dos trabalhos. É o período de antes e durante a Segunda Guerra Mundial, até a volta de Horkheimer e Adorno para Frankfurt em 1950. Num segundo momento, que se segue ao período da reconstrução doInstituto, foi Adorno quem assumiu a direção intelectual, introduzindo o tema da cultura e desenvolvendo uma versão especial da teoria crítica em sua teoria estética. Finalmente, no terceiro momento, a liderança passou a Habermas que, discutindo a teoria crítica, buscou, com sua teoria da ação comunicativa, uma saída para os impasses criados por Horkheimer e Adorno, propondo para isso um novo...
tracking img