Escola cognitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estratégica Cognitiva
Por Wagner Herrera
23/05/2007
A Escola Cognitiva, a quinta escola da série e a segunda do grupo das escolas descritivas definida no primeiro artigo como as escolasalicerçadas em processos de caráter cognitivo, intuitivo ou de aprendizagem.

Aqui, a formulação da estratégia resulta de um processo mental - a cognição humana, cujo estudo derivado de pesquisas apartir dos anos 90 configura, antes o estabelecimento de correntes de comportamentos relativos à estratégia do que propriamente, uma escola do pensamento estratégico.

O lema da escola pode ser:“acreditar para ver”.

Abro um parênteses para entendermos o termo cognição: (Dic. Houaiss)

1. Um dos três tipos de função mental que dividem-se em afeto, cognição, volição.

2. Cognição: conjuntode unidades de saber da consciência que se baseiam em experiências sensoriais, representações, pensamentos e lembranças; processo ou faculdade de adquirir um conhecimento.

3. Volição: capacidade,sobre a qual se baseia a conduta consciente de se decidir por uma certa orientação ou certo tipo de conduta em função de motivações.

Os estrategistas são vistos nesta escola como autodidatas quedesenvolvem estruturas de conhecimento e processos de pensamento através de suas experiências diretas e de comportamentos que vão do ‘positivismo’, que trata o processamento e a estruturação como umesforço para produzir uma visão de mundo; ao ‘subjetivismo’, como uma interpretação do mundo, a maneira como a mente percebe a realidade e a constrói.


A cognição sob diferentes perspectivas:1. Cognição como confusão: a busca de evidências que apóiem as crenças, em vez de negá-las; favorecimento de informações mais recentes sobre informações anteriores; o poder do pensamento otimista;crenças infundadas ou sabedoria convencional; decisões tendenciosas; estratégias explicitas podem gerar resistências psicológicas para mudá-las.

2. Cognição como processamento de informações: o...
tracking img