Unic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

O que for contrário á isso é clássico ou neo positivista.

A Escola Clássica – Taylor
Precursor da administração científica, é aquele que maiscontribuiu para a formação da tecnologia de Organização e Métodos, principalmente a nível da instrumentação para fins de racionalização do trabalho (simplificação do trabalho e análise de estruturas).
Taylor elaborou e divulgou os quatro elementos essenciais da administração científica (base do taylorismo) :
* é fundamental a análise metodológica do trabalho a ser feito. Assim chefes esubordinados saberão exatamente o que fazer, reduzindo dessa maneira a atenção constante do chefe ao subordinado;
* a seleção deve ser feita com base no atendimento de rigorosos pré-requisitos. Somente os que preencherem as exigências terão sucesso no trabalho;
* o trabalho tradicional deve dar lugar à metodologia que será facilmente assimilada pelo empregado (já que ele satisfaz ospré-requisitos);
* a cooperação entre empregados e empregadores dará margem à fixação de maior produtividade e maior salário.
Portanto, Taylor estava preocupado com o uso da metodologia. Cada um deveria saber exatamente o que fazer e deveria fazê-lo muito bem. Taylor é responsável pelo primeiros estudos relativos à necessidade de divisão do trabalho e descaracterização da subordinação a um só chefe.
Hámuito da Escola Clássica nos objetivos tradicionais da funções de O&M, principalmente na metodologia de simplificação do trabalho. Contudo, a contribuição de Taylor a nível macro-organizacional não foi tão significativa.
Para Fayol, administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar (sendo dada maior ênfase com a organização e o comando). Os quatorze princípios de administração sãouma convincente demonstração da sua preocupação com a organização:
Divisão do trabalho, autoridade, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses particulares ao interesse geral, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa e união do pessoal.

Escola Positivista
A Escola Positivista tem seus primeiros passos no final doséculo XIX, momento em que as idéias positivistas eram de grande predominância no âmbito filosófico. Nesse contexto, cujo desenvolvimento de ciências sociais como a Antropologia e a Sociologia eram evidentes, a Escola surge buscando proteger a sociedade de forma mais efetiva contra a ação dos delinquentes, dando-se prevalência aos direitos sociais em relação aos individuais. Trata-se aqui de umconfronto de idéias ?Escola Clássica versus Escola Positiva?: a primeira exalta o princípio individualista, em detrimento da sociedade; já a segunda dizia-se socialista.

A concepção de direito era outro fator de divergência entre ambas as escolas. Para a Clássica, ele preexistia ao homem, isto é, era transcendental, dado pelo Criador. Para os Positivistas, ele é o resultante da vida em sociedade esujeito as variações no tempo e no espaço, consoante a lei da evolução.

A Escola Positiva pode ser dividida em três fases distintas, com três autores símbolos em cada uma delas: fase antropológica: Cesare Lombroso (L?Uomo Delinqüente); fase jurídica: Rafael Garofalo(Criminologia); e fase sociológica: Enrico Ferri (Sociologia Criminale). (Luiz Régis e Cezar Roberto Bitencourt, Elementos deDireito Penal.

Na primeira dessas, o médico-psiquiatra Cesare Lombroso veio abrir novos horizontes aos estudos sobre o criminoso e a pena, atentando-se à figura do homem delinqüente, observando-o antes mesmo de observar o crime. Lombroso parte da idéia básica da existência de um criminoso nato, cujas anomalias constituiriam um tipo antropológico específico.

Ao longo de seus estudos, Lombroso...
tracking img