Iracema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Adventista de Fortaleza

Trabalho de Sociologia

“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”

Aluno: João Vitor Catunda Morais
Professor: Daniel

Fortaleza: 21/03/2013
Introdução
Este trabalho tem como finalidade conhecer e compreender a vida e a obra de Karl Marx, além da obtenção da nota desociologia para o 1º Bimestre.

Desenvolvimento
Karl Heinrich Marx nasceu em Tréveris no dia 5 de maio de 1818, foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, e atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político, e jornalista. O pensamento de Marx influencia diversas áreas e em uma pesquisa realizada pela Radio 4, da BBC, em 2005, foi eleito o maiorfilósofo de todos os tempos.
Marx era de uma família de classe média, de origem judaica. Sua mãe era judia holandesa e seu pai um advogado e conselheiro da justiça. Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em Tréveris, ano em que eclodiram revoluções em diversos países europeus. Ingressou mais tarde na Universidade de Bonn para estudar Direito, transferindo-se no ano seguintepara a Universidade de Berlim, onde o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, cuja obra exerceu grande influência sobre Marx, foi professor e reitor. Em Berlim, Marx ingressou no Clube dos Doutores, que era liderado por Bruno Bauer. Ali perdeu interesse pelo Direito e se voltou para a Filosofia, tendo participado ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos. Em 1841, obteve o título dedoutor em Filosofia com uma tese sobre as "Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro". Impedido de seguir uma carreira acadêmica tornou-se, em 1842, redator-chefe da Gazeta Renana (Rheinische Zeitung), um jornal da província de Colônia; conheceu Friedrich Engels neste mesmo ano, durante visita deste a redação do jornal.
Em 1843, a Gazeta Renana foi fechada após publicar uma sériede ataques ao governo prussiano. Tendo perdido o seu emprego de redator-chefe, Marx mudou-se para Paris. Lá assumiu a direção da publicação Anais Franco-Alemães e foi apresentado a diversas sociedades secretas de socialistas. Também em 1843, Marx conheceu a Liga dos Justos (que mais tarde tornar-se-ia Liga dos Comunistas). No seu período em Paris, Marx intensificou os seus estudos sobre economiapolítica, os socialistas utópicos franceses e a história da França, produzindo reflexões que resultaram nos Manuscritos de Paris, mais conhecidos como Manuscritos Econômico-Filosóficos. De acordo com Engels, foi nesse período que Marx aderiu às ideias socialistas. De Paris, Marx ajudou a editar uma publicação de pequena circulação chamada Vorwärts!, que contestava o regime político alemão da época.Por conta disto, Marx foi expulso da França em 1845 a pedido do governo prussiano. Migrou então para Bruxelas, para onde Engels também viajou. Entre outros escritos, a dupla redigiu na Bélgica o Manifesto comunista. Em 1848, Marx foi expulso de Bruxelas pelo governo belga. Junto com Engels, mudou-se para Colônia, onde fundaram o jornal Nova Gazeta Renana. Após ataques às autoridades locaispublicados no jornal, Marx foi expulso de Colônia em 1849. 
O conceito de Mais-valia foi empregado por Karl Marx para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista. Para Marx o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria o valor extra da mercadoria, a diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe. Os operários em determinada produção produzem bens (ex: 100 carros nummês), se dividirmos o valor dos carros pelo trabalho realizado dos operários teremos o valor do trabalho de cada operário. Entretanto os carros são vendidos por um preço maior, esta diferença é o lucro do proprietário da fábrica, a esta diferença Marx chama de valor excedente ou maior, ou mais-valia.

Marx tem como ideia base que o conceito de sociedade é nada mais que a luta entre as classes....
tracking img