Escoamento em tubulação de fluido incompreenssível

1816 palavras 8 páginas
SISTEMAS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS
ESCOAMENTO PERMANENTE DE FLUIDO INCOMPRESSÍVEL EM CONDUTOS FORÇADOS 1. INTRODUÇÃO Conduto: é considerado um conduto toda estrutura sólida destinada ao transporte de um fluido, líquido ou gás. São classificados de acordo com o comportamento dos fluidos no seu interior:  Condutos forçados é a denominação para tubulação funcionando sob pressão ou quando o fluido que escoa nele preenche completamente, estando em contato com a sua parede interna, não apresentando superfícies livres (figura 7.1a), incluem: encanamentos; canalizações ou tubulações sob pressão; tubulações de recalque e sucção; sifões verdadeiros ou invertidos, colunas ou “shafts”, etc. Condutos livres é a denominação para tubulação ou canais que funcionam sob pressão atmosférica ou quando o fluido apresenta uma superfície livre (figura 7.1b) que incluem: canaletas; calhas; drenos; interceptores de esgoto; coletores de esgoto; galerias, cursos de água naturais, etc.



Definições Práticas  Tubo: é uma peça única, geralmente cilíndrica e de comprimento limitado pelo tamanho de fabricação ou de transporte. Palavra aplicada ao material de fabricado de diâmetro não muito pequeno. Ex. tubos de ferro fundido, tubos de concreto; tubos de aço, tubos de PVC;  Tubulação: constituído de vários tubos ou tubulação continua fabricada no local. Sinônimo de canalização, encanamento e tubulagem;  Cano: denominação mais comum para material de pequeno diâmetro. Termos mais usado para instalações prediais; 2. RAIO E DIÂMETRO HIDRÁULICO Raio hidráulico (RH) é definido como:

í µí±…í µí°» =
Onde:

í µí°´ í µí¼Ž

A = área transversal do escoamento do fluido; σ = perímetro “molhado” ou trecho do perímetro, da seção e área A, em que o fluido está em contato com a parede do conduto. Diâmetro hidráulico (DH) é definido por:

DH = 4R H
Sejam os exemplos mais comuns em escoamento: A
D
πD 2 4

σ

RH

Relacionados

  • Jeferson
    165983 palavras | 664 páginas
  • Teste
    179781 palavras | 720 páginas