Multiletramento e seus desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Vivemos em um planeta globalizado, no qual meios digitais estão sempre a serviço da exclusão de obstáculos que trazem consigo, conseqüentemente, novos padrões de letramento e mais variadas práticas de leitura. Para que seja possível o aprendizado, é preciso que se aprenda também novas maneiras específicas de nomeação e de utilização da linguagem para que se realizem atividades docotidiano que necessitem o uso da cultura alvo.
Os PCN tem objetiva auxiliar o educador a cumprir seu trabalho juntamente aos educandos, visando assim um bom aproveitamento de ambos; mestre e aluno. Neste caso, dizem que, sobre o trabalho com o multiletramento –extremamente necessário nos dias de hoje devido à grande onda tecnológica que invade até as áreas mais inóspitas da educação, o acesso aosrecursos culturais – e tecnológicos, que incluam o trabalho sincrético e o letramento digital em sala de aula - vai depender do espírito empreendedor de cada professor, este pode ser criativo, utilizando o que a escola tem a oferecer a seus alunos, e a partir disso trabalhar em sala de aula – sala de informática (jogos, vídeos educativos) retro-projetor, slide data-show, etc. A Língua Portuguesarequer muitas atividades, nas quais os gêneros textuais estejam inseridos, ou seja, o uso de propagandas, revistas, jornais, receitas, e especialmente os meios que incluam o novo letramento midiático que invade os sistemas de educação. Estes materiais não são de difícil acesso, independentemente da situação em que a instituição encontra-se. E o essencial a ser repassado aos estudantes não é difícil,um professor que esteja em constante evolução saberá como trabalhar assuntos interessantes de acordo a idade e série a ser ensinada.
Este trabalho visa a revisão da literatura sobre o desenvolvimento e transformação desde os processos sociais de leitura e escrita dos meios analógicos – praticados dentro de uma cultura do papel – até os digitais, refletindo sobre o conceito de multiletramento esua aplicação para o ensino da língua e da literatura, através de uma análise minuciosa das entrevistas que foram realizadas com os professores regentes do estagio curricular obrigatório deste semestre – anexadas – visando avaliar a sua capacidade para com o ensino de multiletramento nos dias de hoje, dialogando com o PCN e as suas concepções de ensino, isto é – se estas se encaixam nos padrõesatuais de ensino presente na web.
As transformações ocorridas no planeta atual, motivadas pelo incremento, o desenvolver e o aplicar de novos meios tecnológicos levaram à passagem da Sociedade da Industria para a Sociedade Tecnológica. Por isso, o mundo em que vivemos é uma sociedade de comunicação geral e exacerbada, fragmentada pelo predomínio dos meios de transporte/comunicação, encurtando tempo,espaço e, muitas vezes, esforço. O papel desempenhado pelos meios de comunicação social caracteriza a nossa sociedade, não como uma sociedade mais transparente, mais consciente de si, mais iluminada, mas como uma sociedade mais complexa, até caótica. Por outras palavras, importa reconhecer que estamos à beira de novos desafios que implicam respostas eficazes face aos impactos que a Sociedade daTecnologia, mais cedo ou mais tarde, causará.
O ler e o escrever em no ensino da nossa língua devem extrapolar a esfera acadêmica e se inserir nas atividades cotidianas da vida cidadã, da qual o computador já é parte indispensável: a pesquisa online, o uso de serviços variados; a leitura e interpretação de o informações disponibilizadas nos hipertextos veiculados na internet. Esses são exemplos dealgumas das exigências do processo de (multi) letramento digital de que os materiais didáticos de ensino de literatura / língua portuguesa não podem mais prescindir, apesar de se mostrarem ainda bastante limitados, na realidade brasileira.
Hoje, é essencial que se promova o acesso global à info-alfabetização , não somente como uma maneira de evitar – e superar – o bullying social existente, mas...
tracking img