Erp - enterprise resource planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ERP
1 Introdução
ERP pode ser definido como um sistema de informação integrado na forma de um grande pacote de software com a finalidade de dar suporte a todos às operações de uma organização.
A introdução desses sistemas em uma empresa causa um grande impacto em suas tarefas corriqueiras, garantindo disponibilidade e integridades em todos os processos de negócio da empresa.
A introdução deum sistema ERP em uma empresa, a faz rever todos os seus processos internos e com isso elaborar novas estratégias de negocio para atender uma demande maior do mercado, garantindo maior lucratividade.
2 Justificativa
3 Objetivos
3.1 Objetivos Gerais
Mostra os benefícios de um sistema ERP, a forma com que ele é desenvolvido e os riscos a serem analisados durante o processo de implantação emuma determinada organização.
3.2 Objetivos Específicos
* Atender todas as necessidades de automação e integração dos processos de uma organização;
* Mapear e aperfeiçoar os processos atuais da organização;
* Garantir a integridade das informações na organização;
* Garantir a eficiência e a flexibilidade no atendimento aos cliente;
* Aumentar a competitividade da organização nomercado;
4 Definição de Sistemas ERP
ERP – (Enterprise Resource Planning) são sistemas integrados que reúnem informações de todas as áreas de atuação da empresa numa única base de dados.
Estes sistemas, também chamados no Brasil de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa.
5História do ERP
Os sistemas ERP – Enterprise Resource Planning surgiram da evolução dos sistemas MRP - Materials Requirement Planning (planejamento das necessidades de material) e MRP II - Manufacturing Resource Planning (planejamento de recursos da produção).
O princípio básico do MRP é o princípio do cálculo da quantidade de itens requisitados em um dado momento com base nas necessidades deprodutos finais, nas informações de produtos e nos dados de estoque Ao módulo básico do cálculo de necessidades do MRP foram agregados módulos de outras funções da cadeia de suprimentos como o planejamento da capacidade de produção (RCCP - Rough-cut capacity planning e CRP – Capacity Requirements Planning), o planejamento de vendas e operação (S&OP – Sales and Operations Planning), a programaçãomestre da produção (MPS – Master Production Schedule), o controle de compras (PUR - Purchasing) e o controle da fábrica (SFC - Shop Floor Control) e, com isto, estes novos sistemas mais amplos passaram a se chamar MRP II - Manufacturing Resource Planning (planejamento de recursos da produção).
Nos sistemas MRP II foram acrescentados novos módulos integrados como, por exemplo, módulos decontroladoria, de gerenciamento financeiro, de compras, de apoio às atividades de vendas e de gerenciamento de recursos humanos. Esses novos sistemas integrados, capazes de atender às necessidades de informação de diversos departamentos e processos de negócio das empresas, passaram a ser chamados de sistemas ERP – Enterprise Resource Planning. O crescimento da utilização dos sistemas ERP aconteceu nadécada de 90 motivado pela globalização e pelo aumento de concorrência, o que fez com que as empresas buscassem soluções de ferramentas mais robustas para gestão dos seus negócios.
6 Mercado de ERP
O mercado de sistemas ERP foi um dos que cresceu mais rapidamente na indústria de software. Uma pesquisa da IDC (International Data Corporation) aponta que 20% das empresas brasileiras indicaram o ERPcomo prioridade de TI em 2005, além de ter estimado para este mesmo ano que o mercado de ERP brasileiro cresceu 12% em relação ao ano anterior, chegando ao patamar de 283 milhões de dólares (Computerworld, 2005). As empresas estão preocupadas com uma efetiva integração dos seus sistemas de informação e com a atualização de sua base tecnológica, e os sistemas ERP apresentam benefícios neste...
tracking img