Eric hobsbawn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eric Hobsbawm - Sobre História
É apresentado aqui um pequeno resumo do livro Sobre História, do historiador Eric Hobsbawm. Nesta coleção de ensaios, ele reflete sobre a teoria e a prática da disciplina que o tornou um dos maiores intelectuais contemporâneos. Nas suas reflexões sobre o papel do historiador, Hobsbawm analisa problemas como as identidades nacionais na Europa, as relações entrehistória e economia, as "modas" da historiografia contemporânea, a assimilação pós-moderna da narrativa historiográfica, e a noção de progresso no conhecimento histórico.

Em especial, para aqueles que pretendem ler a obra no futuro, que examinem cuidadosamente a forma como o historiador inglês retoma, no Prefácio, dois temas centrais nas discussões propostas no livro: a questão da verdade nahistória e o problema da abordagem marxista da história.

Enfim, são reflexões de quem se dedica há cinqüenta anos ao ofício de historiador e de um intelectual que, naturalmente, aproveitou as conferências para explicitar as suas concepções teóricas e metodológicas. Sem dúvida, Sobre história é uma obra fundamntal para aqueles que se dedicam ao estudo da disciplina.

HOBSBAWM, Eric. Sobre história.Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Prefácio
Ponto de partida do historiador
Ponto do qual o historiador deve partir é a distinção fundamental entre fato comprovável e ficção. Aquilo que o historiador investiga é real. p. 8.

1. Dentro e fora da História

América Latina
A história dos países atrasados nos séculos 19 e 20 é a história da tentativa dealcançar o mundo mais avançado por meio de sua imitação (ver Borón). p. 15.

História como local para busca de um passado de glória
O passado é um elemento essencial, talvez o elemento essencial nas ideologias. Se não há nenhum passado satisfatório, sempre é possível inventá-lo. O passado fornece um pano de fundo mais glorioso a um presente que não tem muito o que comemorar. p. 17.

História comofonte para criação de mito
Mito e invenção são essenciais à política de identidade pelo qual grupos de pessoas ao se definirem hoje por etnia, religião ou fronteiras nacionais passadas ou presentes, tentam encontrar alguma certeza em um mundo incerto e instável, dizendo: "Somos diferentes e melhores do que os outros". p. 19.

2. O sentido do passado

Sociedades tradicionais
A crença de que asociedade tradicional seja estática e imóvel é um mito da ciência social vulgar. Até um certo ponto de mudança ela pode permanecer "tradicional": o molde do passado continua a modelar o presente, ou assim se imagina. p. 25.

O domínio do passado não implica uma imagem de imobilidade social. É compatível com visões cíclicas de mudanças. É incompatível com a idéia de progresso contínuo. p. 25.Utopia
A utopia é por natureza, uma situação estável ou auto-reprodutora, e seu a-historicismo implícito só pode ser evitado por aqueles que se recusam a descrevê-la. p. 31.

3. O que a história tem a dizer-nos sobre a sociedade contemporânea ?

O futuro
Pensar sobre o que vem acontecendo: e se a maioria da população não for mais necessária para a produção? Do que se mantém? Previdência. Ocentro da questão é a economia de mercado. p. 45.

História como autojustificação
A história como inspiração e ideologia tem uma tendência embutida a se tornar mito de autojustificação. p. 48.

4. A história e a previsão do futuro

Previsão sobre o futuro
Toda a previsão sobre o mundo real repousa, em grande parte, em algum tipo de inferência sobre o futuro a partir daquilo que aconteceu nopassado. p. 49.

Perguntas possíveis
Pergunta-se o que acontecerá, mas não quando acontecerá. p. 62.

5. A história progrediu?

Progressos na história
A história se afastou da descrição e da narrativa e se voltou para a análise e a explicação; da ênfase no singular e individual, para o estabelecimento de regularidades e generalização. De certo modo, a abordagem tradicional foi virada...
tracking img