Neoliberalismo - eric hobsbawn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Neoliberalismo é um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia com total liberdade de comércio (livre mercado), o que garante ocrescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Ele surgiu na década de 1970 como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preçodo petróleo. Algumas das características do Neoliberalismo (princípios básicos) são: mínima participação estatal nos rumos da economia de um país, pouca intervenção do governo no mercado de trabalho,política de privatização de empresas estatais, abertura da economia para a entrada de multinacionais, posição contrária aos impostos e tributos excessivos, aumento da produção, como objetivo básicopara atingir o desenvolvimento econômico, contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços, a base daeconomia deve ser formada por empresas privadas, entre outras. A economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais, enquanto os países pobres ou em processo dedesenvolvimento como o Brasil, por exemplo, sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, os prejudicados pelo Neoliberalismo, as consequências para os trabalhadores são:desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.
Em todo caso, há os defensores do neoliberalismo, que acreditam que este sistema proporciona odesenvolvimento econômico e social de um país, deixando a economia mais competitiva, levando a um desenvolvimento tecnológico através da livre concorrência, que faz os preços e a inflação caírem.

Eric Hobsbawnexplana de maneira coerente essa mudança em seu texto “Revolução Cultural” A primeira abordagem para essa Revolução o autor afirma que é a família e a casa, isto é, “através da estrutura de...
tracking img