Universitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Este trabalho tem por objetivo apresentar aos docentes, o Geogebra como uma ferramenta de ensino e aprendizagem da matemática, buscando com a utilização do mesmo incentivar a curiosidade dos discentes. Sabendo que o ensino da matemática encontra-se entre os mais criticados, sendo seus métodos de ensino considerados puramente mecânicos ou mera cópia de livrosdidáticos e os resultados deste cenário no ensino são os baixos índices de qualidade no processo de ensino-aprendizagem, falta de interesse dos alunos e desmotivação dos profissionais. A existência de tais problemas no processo de ensino-aprendizagem nos leva a questionar o que nós enquanto educadores matemáticos podemos fazer para tornar nossa pratica mais eficaz?As novas tecnologias devem ser consideradas como ferramentas de ensino que podem ajudar os docentes na elaboração de novos modelos de atividades para o desenvolvimento do ensino. Os softwares matemáticos, pela riqueza de seus recursos didáticos, visuais e gráficos representam ferramentas tecnológicas que auxiliam nesse processo de aprendizagem. Baseados em tudo isso, é queiremos desenvolver esse trabalho com uma visão de utiliza o Software Geogebra nos laboratórios nas escolas estaduais do nosso município para auxiliar nesse sistema de ensino-aprendizagem, visando o melhor aproveitamento das aulas de matemática.













TEMA: Geogebra como ferramenta na melhoria da aprendizagem do ensino da matemática.

DELIMITAÇÃO DO TEMA: Um estudo com professores doensino médio.


2. PROBLEMÁTICA:

Levando em consideração as observações dos estágios I e II realizados na Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril, notamos que os alunos do ensino médio têm grandes dificuldades para aprenderem a matemática, quando se trata de funções, ângulos, sistemas cartesianos, estudos de retas e outros.

3. JUSTIFICATIVA:

Tendo conhecimento de umsoftware matemático capaz de ajudar na aprendizagem matemática, coloco esse trabalho de pesquisa em pratica no intuito de implantar essa ferramenta tecnológica nos laboratórios de pesquisa das escolas estaduais, afim de que a aprendizagem matemática possa sai do abstrato e que possamos mostrar o que está por traz das formulas matemáticas.




4. HIPÓTESES:

4.1 Aspectos no qual o Geogebra podecontribuir na aprendizagem da matemática, através de um estudo com professores.

4.2 Que tipo de estratégias os professores podem elaborar para aplicar suas aulas de matemática utilizando o Geogebra.













5. OBJETIVOS:




5.1 GERAL: Procurar contribuir com a melhoria da aprendizagem da matemática utilizando o Geogebra como estratégia de ensino.

5.2 ESPECÍFICOS:

➢Verificar as dificuldades que os professores do ensino médio possuem em criar meios didáticos e metodológicos para trabalhar o ensino da matemática com os seus aprendizes.

➢ Elaborar estratégias de ensino da matemática utilizando o Geogebra para apresentar aos professores como sugestão para que possam melhorar sua forma de ensinar.




6. REFERENCIAL (FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA)




Nos diasatuais estamos cercados de novas tecnologias as quais em muitas vezes vem a facilitar e agilizar as diferentes situações a que nos deparamos no cotidiano. Neste sentido, pensamos porque não nos utilizarmos destas tecnologias no ambiente escolar visando desta forma promover uma aprendizagem em Matemática? Principalmente no ensino de Geometria nos quais avaliações nacionais como o SAEBE, SADEAM e oENEM apontam dificuldades encontradas pelos alunos em relação aos conteúdos Geométricos.

Com base nisso acreditamos ser de grande relevância a classe docente repensar em suas propostas de trabalho visando contribuir para que aconteça uma aprendizagem matemática significativa recorrendo ao uso de tecnologias para o ensino, uma vez que a maioria das escolas estaduais possui hoje pelo menos...
tracking img