Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
03 – Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Começou provavelmente com o primeiro homem pré-histórico que escolheu uma pedra de formato que melhor se adaptasse a forma e movimentos de sua mão, para usá-la como arma. As ferramentas proporcionavam poder e facilitavam as tarefas como caçar, cortar e esmagar.
Apesar de haver preocupação em adaptar astarefas as necessidades humanas, na era da produção artesanal não mecanizada, foi com a Revolução Industrial a partir do século XVIII que se tornou um problema dramático. As primeiras fábricas surgidas eram sujas, escuras, barulhentas e perigosas.
Os estudos mais sistemáticos sobre o trabalho começaram a ser realizados a partir do final do século XIX.
Na Alemanha, França e países escandinavos,por volta de 1900, começaram a surgir pesquisas na área de fisiologia do trabalho, com preocupação com as condições árduas de trabalho e gastos energéticos nas minas de carvão, fundições e outras situações muito insalubres.
Em 1913, Max Rubver cria o Instituto Max Plank de Fisiologia do trabalho na Alemanha, onde se obteve várias contribuições para o avanço da fisiologia, tendo desenvolvidometodologias e instrumentos para medir os gastos energéticos.
Em 1915 durante a I Guerra Mundial (1914-1917), fisiologistas e psicólogos foram chamados para colaborar no esforço para aumentar a produção de armamentos. Ao final daquela guerra, a mesma foi transformada no Instituto de Pesquisa da Fadiga Industrial, que realizou diversas pesquisas sobre o problema da fadiga nas minas de carvão e nasindústrias.
No oriente, o pesquisador japonês K. Tanaka publicou um livro sobre “Engenharia Humana” em 1921 e, no mesmo ano, fundou-se, naquele país, o Instituto de Ciência do Trabalho.
Com a eclosão da II Guerra Mundial (1939-1945), os conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis foram utilizados ao máximo, para construir instrumentos bélicos relativamente complexos, para tanto, exigia-semuita habilidade do operador. Os erros e acidentes eram frequentes, muitos com consequências fatais. Isso faz com que se redobre os esforços para adaptar os instrumentos bélicos ás características e capacidades do operador, melhorando o desempenho e reduzindo a fadiga e os acidentes.


04 – Trace um perfil dos conceitos tayloristas e os conflitos com os trabalhadores.

Segundo FrederickWinslow Taylor, o trabalho deveria ser cientificamente observado de modo que, para cada tarefa, fosse estabelecido o método correto de executá-la, com tempo determinado, usando as ferramentas corretas.
Os trabalhadores deveriam ser controlados, medindo-se a produtividade de cada um e pagando-se Incentivos Salariais aqueles mais produtivos.
Para cada tipo de tarefa deveria ser desenvolvido o melhormétodo de realizar o trabalho, de modo que nada fosse deixado ao livre arbítrio do operário. Esse método era implantado como um padrão, a ser seguido por todos. Para cada tarefa era determinada o seu respectivo tempo padrão.
Pelo lado dos trabalhadores, houve, desde o inicio, certa resistência á aceitação da cronometragem e dos métodos definidos pela gerencia. O taylorismo provocou adesapropriação do conhecimento do trabalho, dominado pelos trabalhadores, e isso gerou desinteresse e não comprometimento com os resultados. O trabalho prescrito pela gerencia nem sempre considerava as condições reais onde o trabalho era executado e nem as características individuais do trabalhador.


05 – O que caracteriza a escola de relações humanas e como ela se difere do taylorismo?

Ficacaracterizado, devido a uma experiência realizada por Elton Mayo, que pretendia investigar a influência dos níveis de iluminamento sobre a produtividade.
Através do efeito Hawthorne, o aumento da produtividade não seria explicado apenas pelos fatores físicos. Os trabalhadores foram alvo de atenção especial, e sabendo que estavam sendo observados, sentiam-se valorizados e ficaram motivados a produzir...
tracking img