Lista de presidentes do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Paulo Neto Alkmim – Historia /3º ano 01
Presidentes do Brasil - 1889 a 1930

Deodoro da Fonseca
15 de novembro de 1889 a 23 de novembro de 1891
Partido: Militar
Vice-Presidente: Floriano Peixoto
*Presidente eleito indiretamente.
Principais acontecimentos: O governo Deodoro foi marcado pelo esforço da implantação de um regime de estado republicano, mas foi caracterizado porgrande instabilidade politica e também econômica, devido as tentativas de centralização do poder, da movimentação de opositores da queda do império e por parte de outros setores das forças armadas descontentes com a situação politica republicana. A crise teve seu ápice no fechamento do “Congresso nacional do Brasil”, o que mais tarde acabou levando a renuncia de Deodoro da Fonseca.
FlorianoPeixoto
23 de novembro de 1894 a 15 de novembro de 1894
Partido: Militar
Vice-Presidente: Nenhum
*Presidente eleito indiretamente
Principais Acontecimentos: Floriano Peixoto assumiu a presidência após a renuncia de Deodoro da Fonseca. Floriano recebeu apoio de militares florianistas. O presidente governou pela força devido aos inúmeros problemas enfrentados pela nação e ganhou o apelido de“Marechal do Ferro”. Em 1893 enfrentou duas revoltas.
Primeira revolta: A revolta Federalista do Rio Grande do Sul.
Segunda Revolta: A revolta da Armada.
Floriano usou da violência para acabar com as duas revoltas. A nação o admirava, pois ele apoiava a classe media menos favorecida tomando medidas eficazes para diminuir o custo de vida. Com tudo isso, Floriano não quis continuar na presidência.Prudente de Morais
15 de novembro de 1894 a 15 de novembro de 1898
Partido: Republicano federal
Vice-Presidente: Manuel Vitorino
*Presidente Eleito diretamente.
Principais acontecimentos: Prudente de Morais teve que resolver a questão da crise econômica e também um conflito politico entre os radicais florianistas e a oligarquia cafeeira. Seus quatro anos de governo foram turbulentos e teve quededica-los a uma serie de pacificações. A primeira questão a ser solucionada foi a revolução Federalista, Prudente de Morais conseguiu encerrar o conflito. Mas pouco tempo depois enfrentou um problema maior, a guerra de Canudos, o presidente sofreu um atentado no qual seu ministro da guerra foi afetado e ferido mortalmente, então ocorreu a eleição do sucessor Campos Salles. Mas, de forma geral, foibem sucedido em seu governo por conseguir solucionar as principais questões que o afetaram e que afetaram o país.

Campos Sales
15 de novembro de 1898 a 15 de novembro de 1902
Partido: Republicano Paulista
Vice-presidente: Rosa e Silva
*Presidente eleito diretamente
Principais acontecimentos: As ações de Campos Sales se concentraram em recuperar a situação econômica do Brasil. A politicado encilhamento fez com que o Brasil recorresse a empréstimos da Inglaterra, aumentando a divida externa, então o governo se preocupou em amenizar a divida estabelecendo um acordo denominado “fading loon”, assim visava a suspensão dos juros da divida por certo tempo. E a renda alfandega do Rio de Janeiro e Santos ficou
Hipotecada aos banqueiros ingleses. Campo Sales combateu a inflação e adesvalorização da moeda. Também fizeram da criação de uma serie de novos impostos. Para Garantir a manutenção do poder, Campos Sales desenvolveu uma politica de favorecimento entre o governo central e os governantes.

Rodrigo Alves
15 de novembro de 1902 a 15 de novembro de 1906
Partido: Republicano Paulista
Vice-presidente: Silviano Brandão/Afonso Pena
*Presidente eleito diretamente
Principaisacontecimentos: Seu governo ficou conhecido como quadriênio progressista, devido a excelente administração que realizou no Brasil, remodelando os portos, amplificando a rede ferroviária e obras de urbanização.

Afonso Pena
15 de novembro de 1906 a 14 de junho de 1909
Partido: Republicano Mineiro
Vice-presidente: Nilo Peçanha
Principais acontecimentos: Foi o primeiro mineiro a exercer a...
tracking img