Ergonomia

Páginas: 3 (581 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2012
Materiais Dielétricos


Isolantes ou dielétricos são caracterizados pelo fato de possuírem poucos elétrons livres, isto é, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo. Sem à aplicação de umcampo elétrico, um átomo dielétrico é simétrico, mas na presença de um campo elétrico os elétrons se deslocam de forma a ficarem próximos da carga positiva do campo elétrico.
Um material comporta-secomo condutor elétrico quando permite a movimentação de portadores de carga elétrica em sua estrutura, caso contrário, ele é denominado isolante ou dielétrico.
O processo principal, característicopara qualquer dielétrico, que se produzem quando sobre ele atua uma tensão elétrica, é a polarização, ou seja, o deslocamento limitado de cargas ou a orientação das moléculas dipolares.
Os fenômenosdevidos a polarização de um dielétrico podem ser julgados através do valor da constante dielétrica e pelo ângulo de perdas dielétricas, se a polarização vem acompanhada de dissipação de energia queprovoca o aquecimento do dielétrico. Neste aquecimento tomam parte as poucas cargas livres que existem no material, as quais determinam o aparecimento de uma corrente de fuga, que passa através dodielétrico

Perdas nos dielétricos

Nos dielétricos sujeitos a uma tensão contínua verifica-se uma perda por efeito Joule tal como nos condutores. A corrente de perdas, se bem que muito limitada, dálugar a um certo aquecimento. Estas perdas não têm importância a não ser quando dão lugar a um aquecimento permitindo, por conseqüência, maior corrente e maiores perdas.
Nos dielétricos sujeitos auma tensão alternada dá-se, da mesma forma, a perda por efeito Joule, mas surge um outro fenômeno que origina perdas e que tem o nome de histerese dielétrica. A energia perdida é também transformada emcalor. O nome deste fenômeno é dado pela analogia existente com a histerese magnética. A explicação física das perdas por histerese dielétrica é dada por consideração da falta de homogeneidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia,
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!