Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bradicardia é um termo utilizado na medicina para designar uma diminuição na frequência cardíaca. Convenciona-se como normal no ser humano uma frequência cardíaca entre 60 e 100 batimentos por minuto. Frequências abaixo de 60 constituem a bradicardia. A bradicardia pode ser devido a variações normais do funcionamento do organismo, neste caso chamada de bradicardia fisiológica, ou devido a algumadoença, neste caso bradicardia patológica. Há várias causas possíveis desse tipo de arritmia, mas as principais são:
* Idade
* Doença de Chagas
* Fibrilação atrial
* Uso de medicações
* Doenças das artérias coronárias
* Lesão do sistema elétrico do coração por cirurgias
* Cardiopatias congênitas (erros de formação no coração do bebê durante a gravidez)
Cianose é um sinal ou umsintoma marcado pela coloração azul-arroxeada da pele, leitos ungueais ou das mucosas. Ocorre devido ao aumento da hemoglobina não oxidada (desoxi-hemoglobina) ou de pigmentos hemoglobínicos anormais.
A hemoglobina (Hb) saturada de oxigênio chama-se oxi-hemoglobina e tem cor vermelho-vivo, ao passar pelos capilares parte do O2 é liberado aos tecidos e a Hb é reduzida formando-se uma quantidade dedesoxi-hemoglobina (ou hemoglobina reduzida) de cor azulada que, em condições normais, não pode ser percebida como alteração da coloração da pele.Em indivíduos anêmicos graves a cianose pode estar ausente pela falta de hemoglobina para ser oxidada. Por outro lado, na policitemia vera (aumento de hemácias) a cianose pode estar presente mesmo com saturações de O2 maiores que em indivíduos normais,situação que ocorre na doença pulmonar crônica.
Dispinéia o termo dispinéia significa respiração difícil. Não é uma doença primária, mas surge como conseqüência de condições ambientais, trauma e doenças clínicas, como, por exemplo, obstrução das vias aéreas por corpo estranho, doenças pulmonares (bronquite crônica e enfisema), condições cardíacas, reações alérgicas, pneumotórax, asma brônquica,etc.
Em qualquer das situações em que algo impeça o fluxo de ar pelas vias aéreas, o paciente aumenta a freqüência e a profundidade da respiração. A dificuldade em suprir de oxigênio a circulação pulmonar desencadeia hipóxia. Logo, o paciente pode estar cianótico, forçando os músculos de pescoço, tórax e abdome (em criança observa-se batimento da asa do nariz). Conforme haja agravamento do quadro, opaciente desenvolve parada respiratória ou apnéia, inconsciência e parada cardíaca.
Epistaxe, epistaxis ou hemorragia nasal é o nome dado a qualquer perda de sangue pelo nariz, geralmente pelas narinas. Existem dois tipos: epistaxe anterior (mais comum, quase junto ao exterior, mais comum devido à exposição maior do nariz na parte exterior, por isso, com sintomas não muito graves) e a posterior(situada mais no interior, menos comum, mas com efeitos mais graves). Entre outras causas, os episódios de epistaxe podem ser provocados por Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), traumas, aspiração de ar com baixa umidade e deformidades anatômicas como desvio de septo.
A epistaxe ocorre quando há ruptura na mucosa nasal e nos vários vasos capilares nela contidos. A ruptura pode ser causada porfragilidade ou ferimentos, enquanto inflamação, problemas de coagulação e outros problemas podem tornar o machucado mais difícil de reparar.
Síncope, ou desmaio, é a perda súbita e transitória da consciência e consequentemente da postura, devido à isquemia cerebral transitória generalizada (redução na irrigação de sangue para o cérebro). Existe sempre recuperação espontânea da consciência na síncope.A síncope pode ser secundária a fatores cardíacos seja por (arritmia cardíaca ou cardiopatia obstrutiva) ou mais frequentemente devido a uma alteração reflexa ou resposta neuromediada do sistema nervoso autônomo que controla a pressão arterial e a frequência cardíaca. No caso de síncope neuromediada ou reflexa (Síncope Vasovagal), o indivíduo geralmente tem sintomas prodrômicos (que antecedem a...
tracking img