Leasing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho abordaremos sobre as novas formas de obtenção de bens materiais e patrimoniais, especificamente sobre leasing e financiamento.

Os empréstimos através de financiamento em geral são oferecidos no intuito de facilitar ao consumidor comum a aquisição de bens e serviços.
Já o Leasing é aconselhável quando não se pretende financiar grande quantidade de dinheiro oumateriais que serão necessários em um período curto.
Aprenderemos acerca de quando e como é aconselhável optar por um ou por outro, mais somente o consumidor poderá decidir quando aderir, essas modalidades de financiamento podem ter seus prós e contras.

Operação Leasing

É um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas“arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de um bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato dearrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.

Formalidade

Um arrendamento por mais de um ano deve ser por escrito, a fim de satisfazer o estatuto de fraudes.

Prazo

O prazo do contrato de locação pode ser fixo, periódico ou por tempo indeterminado.
Se é para um arrendamento por anos, o termo termina automaticamentequando o período expira, e sem que um aviso prévio precise ser dado, na ausência de requisitos legais.
O termo da duração pode ser condicional, caso em que algum evento especificado ocorra, tal como a morte de um determinado indivíduo.
Um arrendamento periódico é renovado automaticamente, geralmente em uma base mensal ou semanal.
Um arrendamento à vontade dura apenas enquanto as partes desejaremque ele dure, e pode ser rescindido sem multa por qualquer das partes.


Aluguel ou Renting

É uma exigência dos contratos de arrendamento em jurisdição de direito comum, mas não na jurisdição de direito civil. Não há nenhuma exigência para o aluguel a ser um valor comercial.
Sob a lei comum, um contrato de locação deve ter três características essenciais:
• Um termo definido (fixa ouperiódica)
• Com uma renda
• Conferem exclusividade posse a propriedade pessoal tangível

Os bens Imóveis

A decisão de se melhor alugar ou comprar terra será determinado pelos sistemas legais e econômicos de cada estado. Nos países onde a aquisição de título é complicado, o Estado impõe altos impostos sobre os proprietários, os custos de transação são altos, e as finanças é difícil de obter,leasing será a norma. Mas, o crédito disponível gratuitamente em baixas taxas de juros com as desvantagens fiscais mínimos e baixos custos de transação irá incentivar a propriedade da terra. Seja qual for o sistema, os consumidores têm, em algum momento de suas vidas, parte de um contrato de arrendamento imobiliário, que pode ser tão curto quanto uma semana, enquanto 999 anos, ou perpétua (apenasalguns estados permitem a propriedade para ser alienada indefinidamente).

Vantagens do Leasing:
• Arrendamento de até 100% do valor do bem novo ou usado;
• Pagamento ao fornecedor à vista, permitindo que você negocie o melhor preço;
• Conservação de capital próprio;
• Contraprestações podem ser utilizadas para reduzir a base de cálculo para o Imposto Renda, Aquisição de bem móvel ouimóvel, nacional ou importado.
• Encargos prefixados ou pós-fixados, negociados a cada operação;
• Não há incidência de IOF.

Desvantagens do Leasing:

• A rede de locação pode mudar alguns ou todos os custos de manutenção,
• Alterar significativamente as suas operações pode ser caro ou difícil de terminar um contrato de arrendamento antes do fim do prazo,
• A perda de valor livro é...
tracking img