Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamento de Engenharia Mecânica

Ergonomia

 

"Análise ergonômica em canteiro de obra" ????

Autores: Hayssen Lima Hilel
Everton Gomes
Christiano Moura

Engenharia Mecânica - 10° período

02 de Outubro de 2012

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 METODOLOGIA 4
3 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO TRABALHADORA 5
4 PROCESSO DE TRABALHO 6
5 EXIGÊNCIAS8
6 RÍTMO 11
7 CONDIÇÕES AMBIENTAIS 12
8 ATIVIDADE 13
9 VARIABILIDADES 14
10 DIFICULDADES 15
11 PRÉ-DIAGNÓSTICO 16
12 DIAGNÓSTICO 17
13 RECOMENDAÇÕES 18
14 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 19

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 3.1 1 Caracterização da população trabalhadora 6
FIGURA 4.1 2 Fluxograma das atividades e hierarquia 7

1 INTRODUÇÃO

Aindústria da construção civil está entre os segmentos onde há maior incidência de acidentes e afastamentos do posto de trabalho, devido a grande carga de trabalho. Atualmente, os gestores dos canteiros de obras têm cobrado eficiência e rapidez nos empreendimentos, fazendo com que os trabalhadores executem suas atividades em um curto intervalo de tempo, sem consciência sobre as consequências quepodem causar a sua própria saúde. Algumas medidas simples como a reorganização do espaço de trabalho, conscientização da população trabalhadora e adoção de posturas corretas podem auxiliar a diminuir as queixas e acidente ocorrido neste ramo. Propomos uma análise ergonômica do trabalho na área de manutenção das máquinas que atuam na obra do córrego arrudas em Belo Horizonte, realizada pela empresaAndrade Gutierrez Não precisa identificar o nome da empresa, visando compreender a ergonomia na prática e recomendar as medidas necessárias a melhorar a produtividade, o conforto, segurança e condições da equipe de manutenção.

2 METODOLOGIA

Acrescentem como foi a negociação do campo, com quem foram os primeiros contatos, como foi dada a sugestão do recorte do trabalho, qual foi o tempo deduração da pesquisa.
Uma anaálise ergonômica estaá relacionada com toda a interface de tarefa e atividade dos trabalhadores assim como também com as ferramentas e espaço que utilizam para a execução. Neste sentido, procuramos ler a respeito sobre os conceitos da ergonomia e anaálise aplicada em trabalhos semelhantes com objetivo de construir um conceito teórico a cerca dos problemas encontradosno ramo. Foi constatado que na obra do córrego do oOnça, existe uma demanda explicita, que desencadeou este estudo. Para confirmar esta demanda, foi feito uma observação geral sobre as características da empresa, o contexto sócio-economico, o produtos, serviços, ambientes geográficos, característica dos trabalhadores, níveis hierárquicos, segurança e higiene no trabalho, presencialmente noambiente de trabalho.
Com as informações gerais em mãos, foram definidas algumas hipóteses acerca das situações de trabalho mais problemáticas, em que a demanda é maior, que seriam estudadas. Definida a área de analise, foram feitas visitas a campo para observar as atividades e processos técnicos e também a ocorrência de incidentes e/ou acidentes, o que possibilitou o lançar mão do pré-diagnostico,levantando hipóteses que podem ser possíveis ou impossíveis de ocorrência que nos norteou para o restante da pesquisa.
Considerando as hipóteses levantadas, foi preparado um plano de observação, através de um roteiro bem definido, para ir a campo com questinários e check list, fazendo observações sistemáticas e coletando dados como formação e qualificação do operador, número de operadores pormaquinas, principais posturas de trabalho, condições do ambiente de trabalho como iluminação, ruído e etc.
A penúltima etapa consiste em fazer o diagnostico, ou seja, o conjunto de conclusões finais advindas da pesquisa, corroborando ou não a hipótese levantada, quantificando e qualificando as reais condições de trabalho identificadas, tanto no posto de trabalho escolhido e que foi constatado uma...
tracking img