Biografia de fiodor mikhailovich dostoyevsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA
Nascido em 11 de novembro de 1821 e falecido em 9 de fevereiro de 1881, Fiodor Mikhailovich Dostoyevsky é considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos maisinovadores autores de todos os tempos, tido como fundador do Realismo.
Dostoyevsky conheceu algum sucesso logo com o seu primeiro romance, "Pobre Gente", muito elogiado pelo poeta Aleksandr Nekrassov epor um dos mais importantes críticos russos da primeira metade do sécilo 19, Vladimir Belinski. Sua fama, porém, só viria depois que ele passou alguns anos na Sibéria, onde esteve preso e escreveu“Recordações da Casa dos Mortos” e “Crime e Castigo”. No entanto, a consagração definitiva só viria após Dostoyevsky escrever o seu último livro, “Os Irmãos Karamazov”, apontado pelo Pai da Psicanálise,Sigmund Freud, como o melhor romance de todos os tempos.
Fiodor foi o segundo dos sete filhos nascidos do casamento entre Mikhail Dostoyevsky e Maria Fedorovna. A mãe do escritor morreu de tuberculosequando ele ainda era muito jovem, e acredita-se que o pai, médico, pode ter sido assassinado pelos próprios servos, que o consideravam extremamente autoritário.
Antes de se dedicar inteiramente àliteratura, Dostoyevsky estudou na Academia Militar de Engenharia de São Petersburgo, especializando-se no estudo de Matemática e Física. Também estudou as obras de William Shakespeare, Blaise Pascal eVictor Hugo, e a partir desses conhecimentos desenvolveu o gosto pela arte literária.
Fiodor Dostoyevsky, que se definia como um sonhador, foi preso em 23 de abril de 1849 por participar de um grupointelectual liberal chamado Círculo Petrashevski. Enfrentou, então, acusações de conspirar contra o Imperador Nicolau I.
O Círculo Petrashevsky era dedicado principalmente à discussão das condições devida na Rússia, centrada nas obras da imensa biblioteca de obras proibidas do escritor Petrashevsky. Posteriormente, foi descoberto que, ao ser preso, Dostoyevsky já não frequentava o Círculo havia...
tracking img