Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução Histórica do Trabalho — Presentation Transcript
• 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TRABALHO DIVISÃO NATURAL, POR TAREFAS E SOCIAL DO TRABALHO
• 2. DIVISÃO DO TRABALHO O Homem primitivo vivia da recolha de alimentos, da caça e da pesca. Estas actividades eram colectivas e o Homem utilizava instrumentos muito rudimentares. O Homem era recolector e o seu trabalho era essencialmente cooperativo.As tarefas eram repartidas por sexos ou idade- surge a divisão natural do trabalho.
• 3. 1ª SOCIAL DO TRABALHO O Homem começa a criar e a aperfeiçoar os instrumentos do trabalho, por exemplo, as lanças ou os machados, em pedra ou em bronze ou ferro. Mais tarde, o Homem domina a Natureza, com a descoberta da pecuária e da agricultura. O Homem não necessita de deslocar-se para procurar os alimentos,é o Homem sedentário e produtor.
• 4. 1ª SOCIAL DO TRABALHO (CONT) Surgem especializações em diversas actividades, por exemplo, a pecuária, a agricultura ou a pastorícia. Aparece a primeira divisão social do trabalho. ACTIVIDADE: - resume estes slides, oralmente ou por via de documentos escritos; - debete estes temas com os teus colegas na Turma.
• 5. 2ª DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO Com oaperfeiçoamento do trabalho dos metais aparecem os ofícios que produzem os instrumentos ou armas em metal, afastando-se as actividades de pastorícia e da agricultura. Novos ofícios surgem, como por exemplo, o tecelão ou o oleiro na sociedade. Separam-se os ofícios da agricultura e da pastorícia, é a segunda divisão social do trabalho.
• 6. O TRABALHO E A ANTIGUIDADE Podemos considerar duas divisões nestasociedade:- os homens livres e os escravos. Os homens livres eram servidos pelos escravos, viviam do ócio, do lazer, e da contemplação, meditavam. O trabalho era considerado como algo de penoso, duro e constituído por actividades subalternas. Mais tarde, esta sociedade esclavagista foi derrubada.
• 7. O TRABALHO E O FEUDALISMO Nesta sociedade devemos considerar os servos da gleba que trabalhamas terras dos proprietários mais importantes. Surge o servilismo que não é mais do que uma forma atenuada de organização social esclavagista. O servo da gleba não detinha direitos nem deveres, vivendo na dependencia dos senhores feudais.
• 8. O SERVILISMO E O SEU DESAPARECIMENTO Vamos identificar alguns factores da decadencia do servilismo:- 1- As epidemias; 2- O crescimento do comércio; aburguesia; 3- O crescimento das cidades; 4- O aparecimento das actividades ligadas à pequena indústria.
• 9. AS CORPORAÇÕES As corporações resultam de diversos factores:- o exodo rural para as cidades;- o aparecimento de novas actividades e ofícios;- a forma de mercado; Factores de extinção das corporações: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial;-a noção de liberdade e de iniciativa; -o comérciointernacional.
• 10. AS CORPORAÇÕES (CONT) Noção: - constituem organizações de produtores, agrupados por ofícios, de uma forma rígida ou não, de maneira a garantir os privilégios dos mestres e no sentido de controlar o mercado e a concorrencia. No entanto, as corporações retrataram uma comunidade de opressão e de servilismo. As corporações existiram essencialmente, em Portugal, no regimesalazarista de ditadura.
• 11. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O operário substitui o artesão e aparece a fábrica e podemos, agora, referir a manufactura baseando-se essencialmente no trabalho manual do operário, é uma primeira forma do capitalismo. Mais tarde, surge a mecanização das actividades industriais, através de invenções e de inovações, é o surgir da Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX e XX.
•12. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (CONT) Diversas invenções surgem na indústria e serviços, como por exemplo, a máquina a vapor ou os caminhos de ferro. A partir destas midanças económicas, sociais e políticas surge uma nova forma de organização económica e social, o capitalismo. De salientar o trabalho assalariado nas fábricas, com o uso de máquinas e outros instrumentos novos e macanizados.
• 13....
tracking img