Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ergonomia
Neste capítulo, serão apresentadas formas de aplicar os dados antropométricos em projetos. Como se verá, nem sempre os dados encontrados em tabelas podem ser diretamente aplicados. Além disso, há casos em que é conveniente usar a média de (50%) e, em outros casos, o extremo superior (95%) ou inferior (5%) da distribuição das medidas.

Usos de dados antropométricos

Uso detabelas
Antes de se usar tabelas de medidas antropométricas, é necessário verificar certos fatores que influem nos resultados dessas medidas, tais como:  Etnia : diferenças étnicas das medidas antropométricas;  Profissão : verifica as diferenças das profissões;  Faixa etária : as medidas e o peso do corpo variam continuamente com a idade;  Época : as medidas evoluem com o tempo;  Condiçõesespeciais : as condições em que as medidas foram tomadas, se as pessoas estavam vestidas, nuas, semi-nuas, com sapatos, descalços, etc...

Usos de dados antropométricos

Antropometrias estática e dinâmica Cuidados na escolha entre antropometria estática e dinâmica.  Para projetos de produtos e equipamentos que exigem relativamente poucos movimentos, podem ser usados os dados de antropometriaestática;  Em equipamentos que exigem maiores movimentos corporais, é conveniente utilizar os dados da antropometria dinâmica, principalmente para se determinar os alcances e as faixas de movimentos.

Critérios para aplicação dos dados antropométricos

Do ponto de vista industrial, o ideal seria fabricar um único tipo de produto padronizado, pois isso reduziria os custos. Contudo, do ponto devista do usuário/consumidor, isso nem sempre proporciona conforto e segurança. A falta dessa adaptação pode reduzir a eficiência do produto, justificando-se os custos industriais envolvidos. Para fazer essa adaptação, há 5 princípios para aplicação das medidas antropométricas:

1º Princípio: Os projetos são dimensionados para a média da população. Exemplo : produtos de uso coletivo, que devemservir diversos usuários, como o banco do ponto de ônibus. 2º Princípio: Os projetos são dimensionados para um dos extremos da população. Emprega-se um dos extremos, superior (95%) ou inferior (5%) para dimensionamentos de projetos. Por exemplo: se dimensionássemos uma saída de emergência para uma pessoa média, em caso de acidente, simplesmente 50% da população não conseguiria passar. Isso seaplica também a altura de portas. A rigor, uma porta de 1,82 m seria suficiente para acomodar 95% da população. Entretanto, nesse caso, aumentou-se essa altura para 2,10 m para permitir também a passagem de cargas.

3º Princípio: Os projetos são dimensionados para faixas da população. Alguns produtos são fabricados em diversos tamanhos, de modo que cada um acomode uma determinada parcela dapopulação. Exemplo : Camisas são fabricadas nas dimensões P (pequeno), M (médio) e G (grande). 4º Princípio: Os projetos apresentam dimensões reguláveis. Alguns produtos podem ter certas dimensões reguláveis para se adaptar aos usuários individuais. 5º Princípio: Os projetos são adaptados ao indivíduo.

São os casos de aparelhos ortopédicos, roupas feitas sob medida, pessoas que tenham pé maior que 44ou que tenham algum tipo de deformidade física.

Medidas mínimas e máximas

Em muitas aplicações de medidas antropométricas, há necessidade de combinar as medidas mínimas e máximas de uma população.
O posto de trabalho do exemplo é destinado tanto aos homens como às mulheres. A, B, E e G correspondem às máximas (95% dos homens); C, D, I e J pelas mínimas (5% das mulheres);

O espaço detrabalho É um volume imaginário, necessário para o organismo realizar os movimentos durante o trabalho. Postura – o fator mais importante no dimensionamento do espaço de trabalho é a postura. Existem 3 posturas básicas para o corpo : deitada, sentada e de pé.

Superfícies horizontais
o 1 As dimensões do assento devem ser adequada às dimensões antropométricas do usuário.

- A dimensão...
tracking img