Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO DO FOGO
O fogo é uma reação química que fornece calor, luz e chama. Só existe fogo na presença de três elementos básicos (combustível oxigênio e calor). O fogo pode ser definido como produto da combustão de material sólido, líquido, gasoso, com liberação de luz e calor. O oxigênio é o comburente e o material que queima é o combustível (pode ser sólido, líquido, em forma de vapor ouainda na forma gasosa).
Calor - É a quantidade de energia, unidade de medida [J], [cal]
Temperatura – É o nível de energia, unidade de medida dada em graus C, F, K
MÉTODOS DE EXTINÇÃO DE INCÊNDIOS
ABAFAMENTO
É o primeiro método básico de extinção de incêndios, que consiste em reduzir a quantidade de oxigênio para abaixo do limite de 16%, que visa eliminar um ou mais componentes dotriângulo do fogo.
Na ausência de qualquer um desses três componentes, o fogo se extinguirá.
RESFRIAMENTO
É o método mais antigo de se apagar incêndios, sendo seu agente universal a ÁGUA. Consiste em reduzirmos a temperatura de um combustível abaixo da temperatura de ignição, ou da região onde seus gases estão concentrados, extinguindo o fogo.
QUEBRA DA REAÇÃO EM CADEIA (ISOLAMENTO)
É o processode extinção de incêndios em que determinadas substâncias são introduzidas na reação química da combustão com o propósito de inibi-la (EM NÍVEL MOLECULAR). Nesse método não há abafamento ou resfriamento. O fechamento de válvula ou interrupção de vazamento de combustível líquido ou Gasoso e retirado de materiais combustíveis do ambiente em chamas também pode ser considerado QUEBRA DA REAÇÃO EMCADEIA.
TRANSMISSÃO DO CALOR
Condução- propagação através de um meio físico (continuidade molecular) ex.: barra de aço.
Convecção - propagação através de um meio circulante gasoso ou líquido (correntes "térmicas" de vapores) ex.: evaporação de solventes, vazamento de GLP.
Irradiação - propagação por ondas caloríficas que um corpo aquecido transmite em todas as direções semelhantes a luz.Ex: calor do sol, chapa de metal aquecida (solda).
Combustão - é uma reação química em cadeia (contínua), de oxidação rápida entre um combustível, um comburente, com adição de energia de ativação, liberando luz e calor.
Combustível - é todo material que libera vapores inflamáveis chegando ao ponto de combustão.
a) sólido - madeira, papel, tecido...
b) líquido - gasolina, álcool, éter,tinta, solvente...
c) gás - hidrogênio, GLP, acetileno, metano...
d) Comburente - é o oxigênio do ar
e) Ar atmosférico - é a mistura de oxigênio 21%, nitrogênio 78% e 1% de outros gases.
f) Reação química - reação de oxidação do combustível pelo oxigênio do ar.

PONTO DE FULGOR
É a mínima temperatura em que os vapores do combustível aquecido com a aproximação de uma fonte externa decalor, entram em combustão, e retirada a fonte externa de calor a combustão cessa.
PONTO DE COMBUSTÃO
É a mínima temperatura em que os vapores de combustível aquecido com aproximação de uma fonte externa de calor, entram em combustão, e retirada a fonte de calor externa de calor a combustão continua se auto alimentando.
PONTO DE IGNIÇÃO
É a temperatura da chama ou da fonte de calor; é atemperatura necessária para inflamar a mistura ou os vapores de combustível. Se elevar-mos o combustível acima do ponto de ignição, ele explode (auto-ignição). Ex: gasolina - 42º (ponto de fulgor) + 257º (ponto de ignição)
CLASSES DE INCÊNDIO
São quatro classes de incêndio; classes A, B, C, D. Foi dividido desta maneira para facilitar a aplicação e utilização correta do agente extintor corretopara cada tipo de material combustível.
Classe A: Fogo em materiais sólidos de fácil combustão, que queimam na superfície e profundidade, deixando resíduos e cinzas. ex: madeira, papel, tecido, fibras, borrachas. Método de extinção - resfriamento.
Classe B: Fogo em combustíveis líquidos que queimam na superfície e não deixam resíduos. Ex: gasolina, álcool, solvente. Método de extinção -...
tracking img