Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0-INTRODUÇÃO:

A construção civil exerce um importante papel social no país por absorver uma boa percentagem da mão-de-obra nacional. Divide-se em: construção pesada, obras de arte e edificações. O sub-setor edificações merece destaque, pois representa isoladamente cerca de 30% das obras do setor, empregando, portanto, a maioria dos trabalhadores dessa indústria.

Essamão-de-obra apresenta, entretanto, baixa qualificação e baixo grau de instrução formal, sendo oriunda, em sua maioria, da área rural, estando sujeita a situações de trabalho adversas.

O processo produtivo na construção civil é realizado ao ar livre, ficando o trabalhador exposto aos efeitos das intempéries. O trabalho é predominantemente manual, forçando o operário a exercer um grande esforçofísico.

Esses operários assumem ao longo de sua jornada de trabalho posturas inconvenientes, o que representa problemas sérios para o futuro, além disso os movimentos são repetitivos e alguns equipamentos utilizados apresentam índices elevados de ruídos.

Um dos problemas que ocorre entre estes trabalhadores é o fato de não darem importância aos riscos presentes no local de trabalho.Portanto, para a completa prevenção das lesões ocupacionais entre os trabalhadores da construção civil é importante e necessário o treinamento e a educação apropriada dos empregados quanto aos riscos existentes em cada situação de trabalho e sobre as formas corretas de prevenir os acidentes e doenças ocupacionais.

Segundo a Norma Regulamentadora N° 18 (NR-18) do Ministério do Trabalho eEmprego (MTE) todos os trabalhadores da construção civil devem receber treinamentos admissionais e periódicos, buscando garantir a realização de suas atividades com segurança.




Este treinamento deve conter:

• Informações sobre as condições e ambiente de trabalho;

• Riscos relativos às tarefas realizadas;

• Uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual(EPIs);

• Informações sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) existentes no canteiro de obra.

A intervenção ergonômica, deve ainda compreender mudanças físicas e organizacionais no local de trabalho. Pois quando o trabalho é realizado de maneira inadequada afeta diretamente a saúde do trabalhador, através de diversas doenças músculo-esqueléticas (músculos e articulações).Mas, quando os fatores que prejudicam uma boa ergonomia são eliminados o risco de ocorrência de lesões é minimizado.

2.0-PLANEJAMENTO E CANTEIROS DE OBRAS NAS CONSTRUÇÕES CIVIS:

Pode-se afirmar que canteiro de obra é um conjunto de instalações para a construção de uma determinada edificação, que dá suporte à administração da obra, ao processo produtivo e aos trabalhadores. Em uma visãomais ampla pode-se dizer que se trata do local onde tudo acontece e que onde se deve estar constantemente atento, pois as chances dos erros e problemas são eminentes.

A importância do dimensionamento do canteiro de obra, seu planejamento e organização são muito significativos e necessários. Para uma efetiva implantação de uma obra é preciso determinar espaços, delimitá-los, prevermovimentações de máquinas e equipamentos, dimensionamento de instalações de armazenagem, ritmo da construção, o consumo diário, a programação.

O risco que existe nestes casos, está nas obras conseguirem oferecer boas condições nos seus canteiros, a partir do momento em que existirem dois ou três pisos concluídos e que permitam, então, uma melhor organização e distribuição dos materiais eequipamentos. Pois é difícil oferecer conforto e condições de trabalho adequado e satisfatório aos operários em ambiente desorganizado.

O planejamento do canteiro de obra pode-se influir diretamente na produtividade e na qualidade da execução exigindo maior atenção do projetista, da construtora e da mão de obra, pois se idealiza que ocorram grandes benefícios de ordem geral, com custos...
tracking img