Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Liceu Muniz Freire”

ERGONOMIA



Componentes: Priscilla Ferres, Monique Hellen, Bruno Araújo, Bruno Almeida, Luanderson,
Jhon Lima
Curso: Técnico em Segurança do TrabalhoProfessor: Dickson

Cachoeiro do Itapemirim- ES -, 16 de Junho de 2011.

Introdução

Neste trabalho iremos abordar sobre a ergonomia, mal postura, o que acontece quando se tem má postura, problemas de saúde

O que é Ergonomia?

A Ergonomia é a ciência aplicada a facilitar o trabalho executado pelo homem, sendo que se interpreta aqui a palavra “trabalho” como algo muito abrangente, emtodos os ramos e áreas de atuação.

O nome Ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (leis, normas e regras). É uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando este último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.

Há pouco mais de 30 anos instaurou-se no Brasil, por psicólogos,uma área de conhecimento chamada "Ergonomia", que trata de estudar como adaptar objetos e lugares para o uso das pessoas.

A ergonomia é uma forma de
analisar um ambiente
para torná-lo mais
adequado às pessoas.

A ERGONOMIA TEM POR OBJETIVO ADAPTAR TUDO COM QUE O SER HUMANO SE RELACIONA ÀS CARACTERÍSTICAS DO PRÓPRIO SER HUMANO, A FIM DE PRESERVAR SUA SAÚDE FÍSICA, EMOCIONAL E PSÍQUICAOficialmente, a Ergonomia nasceu em 1.949, derivada da 2ª Guerra Mundial. Durante a guerra, centenas de aviões, tanques, submarinos e armas foram rapidamente desenvolvidas, bem como sistemas de comunicação mais avançados e radares. Ocorre que muitos destes equipamentos não estavam adaptados às características perceptivas daqueles que os operavam, provocando erros, acidentes e mortes.
Exemplos:FISIOLOGIA E ANATOMIA
ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA
HIGIENE DO TRABALHO E TOXICOLOGIA
DOENÇAS OCUPACIONAIS
FÍSICA
PRIMEIRA FASE da Ergonomia, referente às dimensões de objetos, ferramentas, painéis de controle dos postos de trabalho usados por operários. O objetivo dos cientistas, nesta fase, concentrava-se mais ao redimensionamento dospostos de trabalho, possibilitando um melhor alcance motor e visual aos trabalhadores.

Numa SEGUNDA FASE, a Ergonomia passa a ampliar sua área de atuação, e passa a projetar postos de trabalho que isolam os trabalhadores do ambiente industrial agressivo, seja por agentes físicos (calor, frio, ruído, etc.), seja pela intoxicação por agentes químicos (vapores, gases, particulados sólidos, etc.).Em uma fase mais recente (TERCEIRA FASE), à época da década de 80, a Ergonomia passa a atuar em outro ramo científico, mais relacionado com o processo cognitivo do ser humano, ou seja, estudando e elaborando sistemas de transmissão de informações mais adequadas às capacidades mentais do homem, muito comuns junto à informática e ao controle automático de processos industriais. Tal faseintensificou sua atuação mais na região da Europa, disseminando-se a seguir pelo resto do mundo.

Na atualidade, pesquisas mais recente estão se desenvolvendo em relação à PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO e na ANÁLISE COLETIVA DO TRABALHO.

FASE ATUAÇÃO EXEMPLOS

1a

DIMENSIONAL
Botões, pedais, alavancas, painéis.

2a
AMBIENTAL
Cabines, salas, galpões, divisões, iluminação, ventilação,isolamento termo-acústico, cores nas paredes e objetos, sinalização.

3a
ORGANIZACIONAL
Horários, pausas para descanso, relacionamento entre trabalhadores e chefia, sono, rodízio em tarefas repetitivas, treinamento, integração.

Como você pode observar a análise Ergonômica não é restrita, mas muito ampla e evoluiu com o passar do tempo. Não apenas devem ser levados em consideração os dados...
tracking img