Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ABRAÃO CASTILHO DE SOUZA COSTA
FERNANDA PRADO DE CASTRO
GEANINE BORGES DE ARAÚJO

ERGONOMIA

REDENÇÃO, MARÇO - 2010
CONCEITO
Ergonomia estudo da adaptação do homem ao ambiente de trabalho, através de pensamentos científicos e tecnológicos, desenvolvendo suas habilidades, capacidades e limitações. Uma forma para que a empresa possa proporcionar melhorias de trabalho para aumentar orendimento e produtividade do trabalhador.
Taylor já tinha uma pequena visão de ergonomia, ele proporcionou motivação para seus funcionários para aumentar sua produtividade, mas foi bem falha pois ele via o homem como máquina. Mas foi a partir de Taylor que começaram as mudanças e interações do homem a máquina.
A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas em seu estudo dos seres humanos e seusambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia.
DEFINIÇÕES DE ALGUNS AUTORES PARA ERGONOMIA
Montmollin, M. - A Ergonomia é a tecnologia das comunicações homem-máquina (1971).
Grandjean, E. - A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo prático daErgonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano (1968).
Leplat, J - A Ergonomia é uma tecnologia e não uma ciência, cujo objeto é a organização dos sistemas homens-máquina (1972).
Murrel, K.F.- A Ergonomia pode ser definida como o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho (1965).
Self - A Ergonomia reúne os conhecimentos da fisiologia e psicologia, e das ciências vizinhas aplicadas ao trabalho humano, na perspectiva de uma melhor adaptação ao homem dos métodos, meios e ambientes de trabalho.
Wisner - A Ergonomia é o conjunto de conhecimentoscientíficos relativos ao homem e necessários a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de confôrto e eficácia (1972).
A Ergonomia objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade
nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com
vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro (ABERGO, 2000).ERGONOMIA E SISTEMA DE QUALIDADE
A ergonomia aplica-se ao desenvolvimento de ferramentas de ações sistematizadas em virtude uma politica da qualidade e a critérios de averiguação de sua aplicação, como na assimilação da cultura do bem fazer por bem estar e compreender, nas chamadas auditorias ou análises de qualificação e mapeamentos de processos, e atinge a segmentos diversos quando margeia a confiançaaos métodos de interpretação e a introdução de novos aplicativos, artefatos e até de gerenciamento de pessoas inerentes ou inseridas a um grupo. Os sistemas de qualidade em disseminação, quando de sua possibilidade em humanizar os processos volta-se a racionalizar o homem ao sistema e a interface da pessoa como o método.

TIPOS DE ERGONOMIA
ERGONOMIA DE CORREÇÃO - atua de maneira restritamodificando os elementos parciais do posto de trabalho.

*Dimensões
*Iluminação
*Ruído
*Temperatura,etc...

ERGONOMIA DE CONCEPÇÃO - interfere amplamente no projeto do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, organização do trabalho e formação de pessoal.

*Boa postura
*Uso adequado de equipamento
*Implantação

ERGONOMIA DE CONCIENTIZAÇÃO - é fundamentalpara a obtenção dos objetivos propostos pelo projeto ergonômico, pois é pela realização de treinamento, palestras, cursos de aprimoramento e atualização constante que é possível educar o funcionário acerca dos meios de trabalho menos prejudiciais para a sua saúde individual e, ao mesmo tempo, mostrar-lhe todos os benefícios das propostas ergonômicas para a saúde da coletividade. Ensina o...
tracking img