Ergonomia x psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERGONOMIA SOB A OTICA DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL





RESUMO

Este artigo apresenta um breve histórico da Ergonomia, abordando as principais correntes e suas contribuições mais importantes sob a ótica da Psicologia Organizacional. Sua finalidade maior é a de resgatar reflexões essenciais dentro de um campo relativamente pouco explorado pelos Psicólogos Brasileiros, o de Saúde Mental noTrabalho (SM&T), principalmente quando associado à Ergonomia em suas diversas vertentes.
Palavras-chave: Ergonomia, Psicologia Organizacional, Saúde Mental no Trabalho.



INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho foi o de apresentar a Ergonomia sob ótica da Psicologia Organizacional. Com isso, pretende-se descrever alguns aspectos determinantes, afim de não só apresentar o temapara Psicólogos que o desconhece, mas também o de alertar os leitores quanto à importância desta visão Ergonômica dentro das empresas, já que este é um aspecto pouco abordado, principalmente dentro da própria Psicologia.
Assim, busca-se acima de tudo, abordar todas as questões levantadas de uma forma com que possa despertar o interesse por esta prática nas empresas, procurando mostrar a realnecessidade e principais desafios que se colocam ante a Ergonomia sob a ótica da Psicologia Organizacional.
De acordo com Couto (1995), a Ergonomia é uma ciência multidisciplinar com uma base formada por várias outras ciências: Antropometria (fornece informações sobre as dimensões e os movimentos do corpo humano); Anatomia e Fisiologia (fornecem os dados sobre a estrutura e o funcionamentodo corpo humano); Psicologia, (trabalha com parâmetros do comportamento humano); e Medicina do Trabalho (fornece dados de condições de trabalho que podem ser prejudiciais ao organismo humano).
Coelho, Coelho e Cunha (2008), colocam que atualmente esta definição de Ergonomia é motivo de controvérsia na literatura. Contudo, independente do conceito e da Escola utilizada, observa-se que “oobjetivo final da Ergonomia é a eficiência, definida como a maior produtividade com o menor custo possível” (COUTO, 1995, p. 244). Este custo, “ao se referir aos seres humanos, implica no menor dispêndio metabólico possível” (apud McARDLE et al, 2003), podendo se referir também a uma economia de tempo, custo e pessoal (COELHO, COELHO e CUNHA, 2008).
Couto (1995) ainda define a Ergonomia como"uma junção de ciências e tecnologias que tem como principal finalidade, adaptar confortável e produtivamente o ser humano e seu trabalho” (COUTO,  1995, p. 243). Já Chapanis (1995) expõe uma divisão na literatura entre Ergonomia e os Fatores Humanos, mesmo considerando estes dois termos como sinônimos (CHAPANIS, 1995, p. 1625). Granath (1991) considera que a Ergonomia está mais voltada paraaspectos da Fisiologia e Biomecânica, estando os Fatores Humanos mais relacionados a aspectos cognitivos  (GRANATH, 1991, p. 14). Daniellou (2001) por sua vez, distingue a Ergonomia de acordo com a sua Escola em: Inglesa (e norte americana), baseada na aplicação de conhecimentos científicos sobre o funcionamento do homem nos meios de produção; e Francesa que se preocupa em fornecer aos projetistas,conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano, principalmente os que estão voltados para a Psicologia e Fisiologia (DANIELLOU, 2001, p. 181).
Diante de todas estas definições, verifica-se que os principais objetivos da Ergonomia, segundo definições de Couto (1995), são:
✓ Reduzir: o cansaço do operário, a possibilidade de erros, acidentes de trabalho, ausências ao trabalho, e custosoperacionais.
✓ Aumentar: o conforto do trabalhador, a produtividade, a rentabilidade.
Com isto, podemos concluir que a Ergonomia visa, basicamente, proporcionar melhores condições de trabalho ao homem e ao mesmo tempo aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais. Mas quais os caminhos possíveis para que se atinjam estes objetivos? Trabalhando com os instrumentos, as condições...
tracking img