Aula passeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EREM – PADRE ANTONIO BARBOSA JÚNIOR











REVISITANDO A HISTÓRIA PELO VALE DO CATIMBAU
[pic]
ALBA MARCELI DA SILVA JORDÃO
ALDA FERREIRA DA SILVA
MARIA JOSÉ DA SILVA ARANDAS
ELISANGELA CORREIA DE MELO
JOSÉ RAFAEL SILVA
ORIOSVALDO DE COUTO RAMOSJUREMA - 2012






















































Projeto aula-passeio elaborado para trabalhar a interdisciplinaridade, envolvendo alunos das turmas do 1º ano EMSI da EREM Pe. Antonio Júnior.













JUREMA - 2012



1- OBJETIVOS





GERAISReconhecer a estrutura geológica brasileira bem como os processos endógenos e exógenos responsáveis pela formação e a esculturação deste relevo.

Conhecer os resquícios do homem primitivo no nosso Estado, interpretando as pinturas rupestres e conhecendo a própria história.



ESPECIFICOS

Pesquisar o processo de formação do parque Nacional do Vale do Catimbau distinguindo a sua fundação e aimportância sociocultural para a população do local e regional;

Verificar os nomes vulgares e científicos de cada espécie observada bem como características e hábitos alimentares;

Reconhecer a importância do resgate cultural do parque;

Desenvolver hábitos de preservação do meio ambiente tendo em vista que a vida está relacionada à preservação da natureza;

Compreender a importância doparque para a ação e reação do homem com a natureza;

Localizar no tempo o processo de mudanças estruturais feitas no parque;

Fotografar as paisagens para reprodução em banners e exposição na escola;

Produzir relatórios, memorial e portfólio sobre as impressões individuais e demais materiais coletados para exposição na escola.


















2 - JUSTIFICATIVADecorrente da necessidade dos alunos relacionarem os conteúdos trabalhados em sala de aula, nas disciplinas de geografia, biologia, história, matemática, física, química, inglês, espanhol e língua Portuguesa à realidade histórica, faz-se necessário levá-los a ter um contato direto com o meio a fim de que possam compreen
der a interdependência dos componentes estruturais, valorizar epreservar o mesmo. A região do Vale do Catimbau se estende entre os municípios de Buíque, Tupanatinga, Inajá e Ibimirim, no Sertão do Moxotó, tem 90 mil hectares e está em processo de transformação, por parte do Governo Federal, em Unidade de Conservação de Proteção Integral. Será o segundo maior parque arqueológico do Brasil, ficando atrás apenas da Serra do Capivara, no Piauí.
OVale abriga 23 sítios arqueológicos com grafismos rupestres já catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, de acordo com pesquisas realizadas pelo arqueólogo Marcos Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco, a presença humana na região é datada de seis mil anos.
Entre os sítios arqueológicos do Vale, um dos mais importantes é o de Alcobaça,localizado a 20 km da sede do município de Buíque. Situado em um paredão rochoso, este sítio tem configuração de um anfiteatro, onde foram encontradas pinturas rupestres ocupando uma área de 50 metros de extensão por largura que varia de dois a três metros.
No Vale, ainda vivem remanescentes de tribos indígenas. E uma outra grande riqueza da região é a extensa reserva de vegetação típica decaatinga, característica do semi-árido nordestino. Para tanto, será trabalhado o registro das impressões através de fotografia e filmagem, bem como relatórios e quadros comparativos, memorial e filme que retratem a aprendizagem dos alunos além do confronto com a realidade. A questão interdisciplinar será trabalhada através do trato que as disciplinas, além de história e geografia, darão com os...
tracking img