Ergonomia e ergologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



O trabalho humano passou por diversas mudanças desde a pré-história até a atual era do conhecimento. Ao longo deste período o homem vem sendo visto não apenas como máquina, mas como um ser pensante, com suas limitações e emoções. Uma preocupação maior com este ser e seu ambiente de trabalho, foi e ainda é objeto de estudo.
Este estudo sobre o homem e o trabalho, tem porfinalidade escolher o perfil adequado que exige a profissão ou cargo, às habilidades do homem, tão importante quanto à adaptação do ambiente, espaço, corpo, ferramentas utilizadas pelo trabalhador.
Passamos a maior parte de nossas vidas no trabalho, por isso que o mesmo deve nos causar prazer, conforto, segurança, a fim de que traumas, fadigas, estresse e doenças possam ser evitados. Isto é o que sugereo estudo da ergologia, proporcionar melhores condições de trabalho ao homem, para que desempenhe com eficácia e com poucos custos sua tarefa.




















ERGOLOGIA


A palavra ergologia é de origem grega, que quer dizer estudo do trabalho. A ergologia é a ciência que estuda a psicologia do trabalho humano, ou seja, todos os fatores que implicam no trabalho dohomem. Serve como uma orientação tanto pela parte profissional como do ambiente operacional.
A profissiologia é o ramo da ergologia que estuda o perfil profissional do homem em relação ao trabalho. É responsável por estabelecer os grupos profissionais e as relações entre as profissões, bem como definir a localização geográfica e o modo de distribuição dos distintos ofícios, além de fazer a avaliaçãohistórica das profissões e sua integração no processo produtivo. Já a profissiografia, outro ramo da profissiologia é uma descrição mais precisa do trabalho, cargos ou do perfil profissional que a empresa procura. Esta descrição é elaborada por meio de psicogramas, monografias profissionais, ou como são mais conhecidos, perfis profissiográficos, que nada mais são do que uma descrição do perfil,aptidões e características fisiológicas necessárias para a ocupação de uma função. Este perfil é muito utilizado no processo de seleção, onde o psicólogo por meio de testes e seu conhecimento busca encontrar o perfil da empresa.
Ao selecionar indivíduos para determinada atividade, devemos conhecer antes de tudo, o que ela exige do homem que deve exercê-la satisfatoriamente e, em conseqüência, ascaracterísticas pessoais convenientes para o maior êxito profissional. Além disso, se as características fisiológicas necessárias para o desenvolvimento da atividade são compatíveis com o indivíduo.
Na ergologia a pessoa do trabalhador com suas características, aptidões e conhecimentos supõem-se ao sujeito. O estudo funcional do trabalho, o ambiente operacional, as ferramentas, posto, iluminação,temperatura, ruídos, dentre outros, fazem parte do objeto. Este conjunto forma o objeto de estudo da ergologia.

ERGONOMIA

Assim como a ergologia, a ergonomia é uma palavra de origem grega, e deriva de dois conceitos: ERGO = trabalho e NOMOS = lei. Logo remete a idéia de que ergonomia é o estudo das leis do trabalho humano. Muito mais que isso, a ergonomia é o estudo científico da relação eadaptação da capacidade psico-fisiológica do homem ao seu ambiente de trabalho, ferramentas, máquinas, garantindo maior conforto e segurança.
O estudo da ergonomia é muito abrangente, pois envolve o homem e o meio a qual se relaciona. Por isso é uma ciência multidisciplinar, e tem como base de seus estudos outras ciências como: Anatomia, Antropometria, Psicologia, Fisiologia, Medicina, sendoavaliada, principalmente, por critérios pertencentes às ciências biológicas e sociais
(Saúde, Sociologia, Economia, entre outras).
Os praticantes da ergonomia, ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. (INTERNATIONAL...
tracking img