Era virtual fato real 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A competição de mercado de consumo é fato predominante no mundo, fruto do poder capitalista que prega a maximização dos lucros e resultado. Para atrair os consumidores, as empresas cada vez mais procuram agregar valores como qualidade, segurança e comodidade em seus produtos e serviços. Atualmente muitas empresas estão buscando associar valores éticos as suas marcas.
Atualmente sediscute com muita frequência ética e responsabilidade social nas empresas, o que é de fundamental importância para que estabeleçam critérios e parâmetros adequados para atividades organizacionais.
O sucesso ou o fracasso de uma organização está definitivamente ligado às atitudes éticas que por elas são tomadas, isso significa que ser ético passou a ser uma questão, tanto para as pessoas quanto paraas empresas, de sobrevivência no mercado.
A ética que sempre ocupou uma posição secundaria no ambiente empresarial, em razão sobre tudo do sistema capitalista, sugeria no passado a falsa ideia que haveria redução nos lucros. A globalização e a competitividade desmascararam essa ideia. Certamente o valor ético que vem sendo associados às marcas empresas, como forma de criar um diferencialcompetitivo é o desenvolvimento de programas de responsabilidade social.
Os estudos sobre ética e responsabilidade social tem seguido uma linha que toma como dado o pressuposto de que atitudes éticas trazem sempre vantagens para as organizações, além de colocarem acima de disputa a necessidade de atitudes humanitárias.
O tema da responsabilidade social ganha espaço cada vez maior dentro das organizaçõespúblicas e privadas, bem como das não-governamentais. De natureza multidisciplinar, a análise da ética e da responsabilidade social nas organizações tem sua importância significativa, primeiro pelo crescimento e pela internacionalização das organizações e segundo pela ampliação dos limites das empresas motivadas pelo comportamento de seus agentes.
A Ética e a Responsabilidade Social têm despertadoo interesse das organizações passando a ser uma variável importante na relação com os seus diversos públicos, funcionários, fornecedores, clientes, sociedade, governo, dentre outros, que participam direta ou indiretamente do ambiente de negócios e de suas atividades.
A Responsabilidade Social pode ser entendida como uma forma de gestão que contribuirá para transformar a realidade social eimprimir mais ética e transparência nos negócios.
Ao longo do tempo, vem-se percebendo uma mudança significativa nas práticas empresariais, pois, proprietários e dirigentes têm ampliado a visão a respeito da atuação, tanto com a sociedade quanto com seus empregados. Os cuidados com a comunidade local e o ambiente onde estão inseridas, deixam de ser apenas manifestações de consciência social e passapelo envolvimento nas questões sociais.
As organizações que administram suas relações, sem ética com os públicos internos e externos e sem os devidos cuidados com as necessidades da sociedade e do ambiente, podem cometer erros, significando riscos de sobrevivência no mercado e pouca atenção aos problemas sociais.
De uma maneira mais direta, a empresa socialmente responsável, é aquela que teminteresses da comunidade inseridos em seus negócios. São aquelas que realizam algum ato em prol da sociedade, com coerência e harmonia entre suas ações e discurso.

ÉTICA

A ética, por disciplina, estuda os códigos de valores que determinam o comportamento e influenciam as decisões a serem tomadas em um determinado contexto. Estes códigos têm por base um conjunto tendencialmente consensual deprincípios morais, que determinam o que deve ou não deve ser feito em função do que é considerado certo ou errado, bom ou ruim por determinada comunidade.
O resgate do senso ético talvez possa ocorrer por um processo de busca de adesão a conjunto de valores positivos, gerando transformações saudáveis nos três níveis de perspectivas organizacionais, sejam eles, favorecimento ao estado de bem-estar...
tracking img