Era napoleonica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas:

1. A Era Napoleônica foi um período revolucionário marcado por autoritarismo, centralização do poder e expansão territorial sob o comando de Napoleão Bonaparte. Nesse período, asociedade francesa passava por uma série de revoluções internas provocadas pela insatisfação burguesa para com os jacobinos e ainda a monarquia européia temia a expansão das revoluções em seus reinos.Esse período foi dividido em três épocas: Consulado, Império e Governo dos Cem Dias.

2. Sim. Este período se caracterizou pela recuperação econômica e pela reorganização jurídica e administrativana França. Novas instituições foram criadas para disfarçar o seu centralismo no poder. As instituições criadas foram o Senado, Tribunal, Corpo Legislativo e o Conselho de Estado. 

3. O Consuladocriou instituições novas na França, com cunho democrático, o Senado, o Tribunal, o Corpo Legislativo e o Conselho de Estado. Mas influência, Napoleão acabou sendo nomeado primeiro-cônsul. Ele ficouresponsável pelo comando do exército, pela política externa, pela autoria das leis e quem nomeava os membros da administração. Durante o período do consulado, ocorreu uma recuperação econômica,jurídica e administrativa na França. Napoleão realizou diversos feitos em diferentes áreas durante este período. Os resultados obtidos neste período do governo de Napoleão agradaram à classe dominantefrancesa. No ano de 1804, após realização de plebiscito, Napoleão finalmente tornou-se imperador.

4. O Bloqueio Continental em 1806, onde Napoleão impunha que todos os países europeus deveriam fecharseus portos para o comércio com a Inglaterra, enfraquecendo as exportações do país e causando uma crise industrial.

5. Em 1812, a aliança franco-russa é quebrada pelo czar Alexandre, que rompe obloqueio contra os ingleses. Napoleão empreende então a campanha contra a Rússia. Entra em Moscovo e, durante a retirada, o frio e a fome diminuem grande parte do Exército francês. Enquanto isso,...
tracking img