A era napoleonica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho trata sobre o período napoleónico, que foi um processo revolucionário (recompôs a estabilidade política em França) em que se instalou um governo autoritário, centralizador e expansionista dirigido por Napoleão Bonaparte. Esta figura coroou-se imperador no ano de 1804 sob o título de Napoleão I.
A Era Napoleónica teve início em 1799 com o Golpe 18 de Brumário e caindoeste império na data de 1815 com a Batalha de Waterloo na qual Napoleão é derrotado pelas tropas inglesas.
O Período Napoleónico pode fragmentar-se em três partes: o Consulado, o Império e o Governo dos Cem Anos.
Durante o consulado foram criadas novas instituições, e houve uma recuperação económica, jurídica e administrativa.
No período imperial, a França tornou-se um império e Napoleãoconsagrou-se imperador, vindo, mais tarde, a realizar uma série de batalhas para a conquista de novos territórios para o seu país. Como símbolo das suas vitórias Napoleão construía monumentos como Arcos de Triunfo nos locais conquistados. O Império Francês estabeleceu o Bloqueio continental na tentativa de enfraquecer Inglaterra.
Napoleão acaba por ser derrotado pelos aliados mais não definitivamentepoís volta a Paris e reconquista o poder iniciando o Governo dos Cem Dias. Tenta invadir Posteriormente e desta vez de forma definitiva o Império Napolnico cai quando a Bélgica. Após a queda do seu império Napoleão é exilado para a ilha de Santa Helena onde morre.

Biografia de Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte (Napoléon Bonaparte), nascido em Ajacio, Córsega, 15 de Agosto de 1769, falecido emSanta Helena, 5 de Maio de 1821, foi o dirigente efetivo da França a partir de 1799 e foi Imperador de França de 18 de Maio de 1804 a 6 de Abril de 1814, adaptando o nome de Napoleão I. Além disso, conquistou e governou grande parte da Europa central e ocidental. Napoleão Bonaparte tornou-se uma figura importante no cenário político mundial da época, já que esteve no poder da França por 15 anos enesse tempo conquistou grandes partes do continente europeu. Os biógrafos afirmam que seu sucesso deu-se devido ao seu talento como estrategista, seu talento para entusiasmar os soldados com promessas de riqueza e glória após vencidas as batalhas, além de seu espírito de liderança.


Era Napolêonica
A sociedade francesa estava a passar por um momento difícil com os processos revolucionáriosocorridos no país, de um lado com a burguesia insatisfeita com os jacobinos, formados por monarquistas e revolucionários radicais, e do outro lado as tradicionais monarquias europeias, que estavam a temer que os ideais revolucionários franceses se difundissem pelos seus reinos.
O governo do Diretório foi derrubado em França sob o comando de Napoleão, que junto com a burguesia, instituiu o"consulado", primeira fase do governo de Napoleão. Este golpe ficou conhecido como golpe 18 de Brumário' (data que corresponde ao calendário estabelecido pela Revolução Francesa e equivale a 9 de Novembro do calendário gregoriano) em 1799. Muitos historiadores alegam que Napoleão fez questão de evitar que camadas inferiores da população subissem ao poder.
O fim do processo revolucionário na França, como Golpe 18 de Brumario, marcou o início de um novo período na história francesa, e consequentemente, da Europa: a Era Napolêonica.

Seu governo pode ser dividido em três partes:
1. Consulado (1799-1804)
2. Império (1804-1814)
3. Governo dos Cem Dias (1815)

3. Consulado
O governo do consulado de Napoleão foi instalado após a queda do Diretório. O consulado possuía característicasrepublicanas, além de ser centralizado e controlado pelos militares. No poder Executivo, havia três pessoas que eram responsáveis: os cônsules Roger Ducos, Emmanuel Sieyès e o próprio Napoleão. Apesar da presença de outros dois cônsules, quem mais tinha força e poder no Executivo era Napoleão, que foi eleito primeiro-cônsul da República.
Novas instituições foram criadas com a Constituição de...
tracking img