Gestao de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Poder e Responsabilidade
“É a vontade de poder que leva o nobre a criar o “bom” relacionando-o a tudo aquilo que lhe serve, que o fortalece.” (Nietzsche, 1998)
“É esse o sentido da vida, criar oseu próprio “bom’’, sendo o “ruim” um reflexo, aquilo que fica fora dos meus interesses, aquilo que não desperta qualquer desejo no nobre, e portanto, é como se não existisse.” (Nietzsche, 1998)
Nolivro genealogia da moral o filósofo Nietzsche faz uma reconstrução do bom e do ruim partindo da necessidade de poder em direção aos interesses do individuo que dita a moral vigente.
O antropólogoinglês Richard Wrangham, após décadas de observação do comportamento dos primatas percebeu que os chimpanzés possuem uma estrutura hierárquica que estabelece a divisão do poder no grupo e que todos osindivíduos do grupo disputam os níveis de poder. O poder num grupo de primatas gera um status que resulta em recompensas como mais fêmeas ou melhores alimentos.
As relações de poder nas organizaçõeshumanas seguem a mesma estrutura descrita por Nietzsche e Wrangham. Nas empresas a vontade do poder e por consequência a busca do status destaca a liderança do colaborador. De acordo com Chiavenato existemseis tipos de poder organizacional: legítimo, de Recompensa, Coercitivo, de Especialização, de Referência, e de Informação. O poder legítimo é gerado pela estrutura funcional da empresa. O poder derecompensa também é inerente à estrutura organizacional. O poder coercitivo está relacionado à habilidade do superior em punir um funcionário. O poder de especialização é alicerçado pelas habilidades deum gestor. O poder de referência, muitas vezes chamado de carisma pessoal, é o poder de um indivíduo de influenciar um outro por sua força de caráter. O poder de informação deriva da posse deinformação importante em um momento crítico quando esta é necessária ao funcionamento da organização. Parafraseando Stan Lee, poder traz responsabilidade.
A responsabilidade sobre as consequências...
tracking img