Equipes de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As equipes estão se tornando cada vez mais populares, pois, além de as organizações utilizarem melhor os talentos de seus funcionários, elas também são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças do que departamentos tradicionais. Elas também têm capacidade para se reestruturar, iniciar seu trabalho, redefinir seu foco e se dissolver rapidamente.

Grupos de trabalho: grupo que interage paracompartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na área de responsabilidade.

Equipe de trabalho: grupo em que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais. Gera também, uma sinergia positiva por meio de um esforço coordenado.

O uso extensivo das equipes gera o potencial para uma organizaçãoaumentar seus resultados sem necessidade de aumentar seus investimentos.

Tipos de equipe

- Equipes de resolução de problemas: os membros trocam ideias ou oferecem sugestões sobre os processos e métodos de trabalho que podem ser melhorados.
- Equipes autogerenciadas: realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes, assumindo muitas das responsabilidades que antes eram de seus antigossupervisores.
- Equipes multifuncionais: grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
- Equipes virtuais: usam a tecnologia da informática para reunir seus membros fisicamente dispersos para atingir um objetivo comum.

Fatores que determinam se as equipes são bem sucedidas

- Recursos adequados: A escassez derecursos reduz diretamente a capacidade de a equipe desempenhar seu trabalho de maneira eficaz e atingir seu objetivo. Isso inclui recursos como disponibilização de informações em tempo hábil, tecnologia apropriada, pessoal adequado, incentivo e apoio administrativo.
- Liderança e estrutura: as equipes devem estar de acordo sobre quem faz o quê e assegurar que todos contribuam igualmente nessearranjo. Evidências recentes sugerem que equipes que estabelecem uma liderança compartilhada e tomam decisões em conjunto são mais eficazes do que aquelas que possuem uma estrutura tradicional que conta com um único líder.
- Clima de confiança: os membros das equipes eficazes confiam uns nos outros, além de demonstrarem confiança em seus lideres, o que facilita a cooperação, reduz a necessidade demonitoramento dos comportamentos individuais e une as pessoas em torno da crença de que nenhuma delas tentará tirar proveito da outra.
- Sistemas de avaliação de desempenho e recompensas: as avaliações individuais de desempenho e os incentivos podem interferir no desenvolvimento de equipes. As avaliações em grupo, a participação nos lucros e nos resultados, os incentivos aos grupos pequenos eoutras modificações no sistema podem reforçar o empenho e o comprometimento das equipes.

Composição das equipes

- Capacidades dos membros: parte do desempenho de uma equipe depende dos conhecimentos, das habilidades e das capacidades individuais dos seus membros, que vão determinar os parâmetros do que eles podem fazer e do quanto eficientes serão dentro da equipe. As equipes mais capacitadastambém são mais adaptáveis a situações de mudança, pois podem aplicar conhecimentos anteriores a problemas novos de maneira efetiva. É também importante vincular as capacidades da equipe à tarefa.
- Personalidade dos membros: a personalidade tem uma influência significativa sobre o comportamento individual do funcionário. As equipes que apresentam grau elevado ou médio de conscienciosidade eabertura a experiências tendem a ter melhor desempenho, além de um nível mínimo de amabilidade. As pessoas conscienciosas (conscientes das responsabilidades, ética) tem um grande valor nas equipes, pois sabem dar e sentir quando o apoio é necessário. Os membros mais abertos a experiências comunicam-se melhor com os outros e lançam mais ideias, sendo equipes mais criativas e inovadoras.
- Alocação de...
tracking img