Equilibrios heterogeneos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR VICTÓRIO EMANUEL AMBROZINO

















QUIMICA ANALITICA





















CASCAVEL

2012EQUILÍBRIOS DE PRECPITAÇÃO E COMPLEXAÇÃO







Relatório técnico apresentado à disciplina Química Análitica do curso Técnico em Química do Colégio EstadualProfessor Victório Emanuel Abrozino ministrada pelo(a) professor(a) Ana Rita Machado.


















CASCAVEL

2012

INTRODUÇÃO



Neste trabalho faremos uma breveexposição das Volumetrias de Complexação e de Precipitação, bem como as práticas relacionadas a cada volumetria realizadas no laboratório. Na Volumetria de Complexação faremos uma introdução,abordando conceitos básicos e esclarecendo como se dá uma reação de complexação e quais seus reagentes. Na Volumetria de Precipitação também faremos uma introdução com conceitos básicos e abordaremos cada umdos métodos utilizados para a determinação do ponto final.




















































- Objetivos: Tem como objetivorealizar reações químicas que envolvem equilíbrios de precipitação e de complexação de alguns cátions em meio fortemente e fracamente alcalino.

- Materiais utilizados:

Uma estante com tubos deensaio;

Pb3C4H6 0,1mol/L

CuSO4 0,1mol/L

NH4OH 1,0mol/L

AgNO3 0,1mol/L

ZnSO4 0,1mol/L

NaOH 1,0mol/L

FeCl3 0,1mol/L

- Procedimentos:

Enumere os tubos de ensaio de 1 a 10. Em umtubo de ensaio coloque 10 gotas da solução do cátion, conforme tabela de resultados. Adicione lentamente algumas gotas da solução de NaOH 1,0mol/L (no máximo 5 gotas) e observe. Em seguida, no mesmotubo adicione excesso desta mesma solução (até 20 gotas) e observe.

Repita o mesmo procedimento com solução de NH4OH 1,0mol/L. Observe a formação de precipitado, sua coloração e seu aspecto físico....
tracking img