CCONCEITO DE EQUILIBRIO QUIMICO

1462 palavras 6 páginas
1° CONCEITO DE EQUILIBRIO QUIMICO
Considere o seguinte relato de resultado experimental. Colocou-se 1 mol de N2O4 em um recipiente de 1L, mantido à temperatura constante de 100°C. O interesse é investigar a transformação do N2O4 (gás incolor) em NO2 (gás castanho): N2O4 (g): incolor → 2 NO2 (g): Castanho
Observe-se que, com o passar do tempo, a coloração castanha vai se tornando cada vez mais intensa até atingir um momento a partir do qual permanece constante. Nesse momento, uma análise revela que , além do NO2 Produzido, ainda resta N2O4 dentro o recipiente.

O fato de muitas reações químicas não chegarem a ser completar totalmente está relacionado ao conceito de equilíbrio químico. Nem a reação direta, N2O4 → 2NO2 nem a inversa, 2NO2 → N2O4 , se processam completamente. Ambas parecem parar em um ponto intermediário, que denominado situação de equilíbrio químico.

Equilíbrio químico é a situação na qual as concentrações dos participantes da reação não se alterem, pois as reações diretas e inversas estão se processando com velocidades iguais. É uma situação de equilíbrio dinâmico.

Os químicos utilizam as seguintes representações* para mostrar que uma reação é reversível, isto é, pode ocorrer em ambos os sentidos, tendendo a atingir a situação de equilíbrio: N2O4 (g) ↔ 2 NO2 (g) ou N2O4 (g) ↔ 2 NO2 (g)

2° Equilíbrios homogêneos e heterogêneos Equilíbrios homogêneos são aqueles em que todos os participantes estão em uma mesma face, constituindo, portanto, um sistema heterogêneo. Expl.:
N2O4 (g) ↔ 2 NO2 (g)
CH3 COOH (aq) ↔ H+ (aq) + 2 OH- (aq) Os equilíbrios heterogêneos são um pouco mais complexos e, por esse motivo vamos deixa-los para a parte final deste capítulo.

3° Espontaneidade de uma reação vamos considerar dois expl. De equilíbrio químico e suas constantes de equilíbrios a 25°C: 2 SO2(g) + O2 (g) ↔ 2 SO2 (g)KC = 9,9.10+25 Valor relativamente alto N2(g) + O2

Relacionados