Epistolografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS


DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS

LITERATURA LATINA: EPISTOLOGRAFIA (FLC1454)


Trabalho Final

6. Discorra sobre o pedido feito por Cícero ao historiador Luceio em Ad familiares, V, 12, tendo em vista a concepção teórica de historiografia que se pode extrair da passagem 51-64do livro II do De oratore. Relacione essa peça da correspondência ciceroniana àquilo que se pode ler nas cartas Ad Att. II, 14 e Ad fam. II, 4.

O tratado De oratore foi construído em forma de um diálogo, onde os participantes são: Crasso, Marco Antônio, P. Sulpício Rufo, C. Aurélio Cota. O estudioso de direito Q. Múcio Cévola participa somente do livro I, e os personagens Q. LutácioCátulo e seu meio irmão C. Júlio César Estrabão são inseridos nos livros II e III.
No início do trecho analisado (De oratore, II.51), Antônio traz o tema história à sua argumentação através de uma pergunta a Cátulo. A resposta de Cátulo a Antônio, compara os historiadores gregos com os romanos, onde para escrever história como os romanos, não é necessário ser um grande orador, basta não sermentiroso. Porém para escrever como os historiadores gregos, é necessário um grande orador, afirmando assim a superioridade dos gregos no que diz respeito a elocução. Marco Antônio concorda com Cátulo, mas diz também que não são somente os historiadores latinos que escrevem história sem quase nenhuma preocupação com a elocução, também os gregos tiveram, no início, historiadores que negligenciavam amesma.
Em II. 55-58, Marco Antônio fornece sua explicação para o fato de não haver história em latim, fazendo uma espécie de catálogo dos historiadores gregos e concluindo que todos eles sabiam trabalhar com os recursos mas nunca praticaram o gênero judiciário, permaneceram distantes dos tribunais. Já entre os romanos os homens eloquentes desejavam brilhar somente nas causas do fórum. Sendoassim, conclui que a elocução da historia se afasta da elocução do gênero judiciário e que escrever história requer tempo e distância dos tribunais.
Na parte de 62 a 64, Marco Antônio reapresenta a historia como uma tarefa do orador, e aponta a ausência de preceitos retóricos para essa, além de apresentar os fundamentos para a sua construção: a elocução da historia é definida como sendo dogênero demonstrativo e possui o fundamento de não ousar dizer algo falso e não ousar não dizer algo verdadeiro. Para Marco Antônio, a verdade não é o ideal da retórica, já que esta tem como objetivo obter um efeito específico bem definido. Já o ideal da historiografia está na verdade, e tudo aquilo que falseia é nocivo.
Na carta escrita em 56 a.C. e endereçada a seu amigo Luceio (que estavaescrevendo uma obra histórica que abarcava desde a Guerra Itálica, 91-88 a.C. até 56 a.C.), Cícero teme que a grande quantidade de fatos a serem tratados retardassem entrada de sua história na obra e que a seqüência cronológica da narração encobrisse o seu brilho. No primeiro parágrafo Cícero, vence sua “vergonha” e expressa o seu desejo de glória, depositando sua esperança de ser celebrado elembrado pela posteridade em Luceio. Para isso, segue os preceitos constantes em sua carta Ad Familiares, II, 4, 1. , onde para Cícero, as cartas devem adaptar-se às circunstâncias e ao temperamento de seu destinatário, atentando-se contudo para a correta utilização de gracejos.
No parágrafo 8, Cícero comenta uma eventual impossibilidade de Luceio em atender seu pedido, e alega que seriainjusto que seu pedido fosse recusado. Situação semelhante ocorre em Ad Atticum, II, 14, onde Cícero inverte de papel e passa a ser aquele que “não atende as exortações de Ático” devido ao fato de estar muito ocupado. Entretanto não aceita esta situação de “ocupado” por parte de Luceio e argumenta que devido a sua experiência poderia escrever, ele mesmo, uma historia sobre seu consulado, porém alega...
tracking img