Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BARROCO BRASILEIRO

O Barroco no Brasil teve início com um poema de Bento Teixeira intitulado Prosopopéia, em que exaltava o terceiro donatário da Capitania de Pernambuco.
O Barroco dominoudurante o século XVII e meados do século XVIII, onde a literatura foi desenvolvida na Bahia e as obras de arte em Minas Gerais, com os trabalhos do Aleijadinho.
O Barroco Brasileiro foi um movimentoartístico e filosófico surgido no conflito entre a Reforma Protestante e a Contra Reforma. Objetivava disseminar a religião através de uma arte de impacto, altamente contraditória.
A literatura Barrocaapresentava o homem dividido entre a vontade de aproveitar a vida, porém, garantindo um lugar ao céu; com isso havia um conflito existencial pelo dilema do homem ficar dividido entre os prazeres da vida ea fé religiosa. Antropocentrismo, o homem versus Deus e Teocentrismo, carne versus espírito. Era uma Literatura de contradição, com uma linguagem rebuscada com o uso de recursos estilísticos efiguras de linguagem com extravagâncias e exagero nos detalhes para melhor expressar a comparação entre o prazer passageiro da vida e a vida eterna. Era uma literatura muito detalhista, regida por duasfilosofias: Cultismo, jogo de palavras, com o uso culto da língua e Conceptismo, jogos de raciocínio e de retórica com a finalidade de explicar o conflito dos opostos.
Como principais representantes daLiteratura Barroca Brasileira, temos;
Em Poesia, Gregório de Matos Guerra, apelidado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, devido às suas sátiras. Nasceu em Salvador e estudou em Coimbra. Exerceucargos de magistratura em Portugal e, em 1691, retornou ao Brasil. Os temas da Poesia Gregoriana são: Poesia Religiosa, que mostra o autor envolvido pelo sentimento de culpa e de arrependimento,implorando pelo perdão; Poesia Satírica que mostra uma sociedade marcada pela mediocridade e desonestidade; e Poesia Erótica que mostra o uso de palavrões e alusões obscenas.
Em Prosa Barroca temos o...
tracking img