Epidermolise bolhosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
16. Viabilidade econômica

A administração financeira exerce um papel importantíssimo na administração de uma organização, é das finanças que parte todos os estudos de viabilidade de negócios. Finanças constituem, em um sentido bem real, a pedra angular do sistema empresarial, a boa administração financeira é vital para a saúde econômica dos empreendimentos.
Investir é aplicar recursosmonetários com a previsão de adquirir retorno futuro, que te a finalidade de compensar a utilização do bem investido. Em uma definição ampla, pratica-se investimento quando se efetua a compra de máquinas e equipamentos para a construção da empresa e conseqüentemente para a geração de renda futura.
De acordo com Gaslene (1998: 15), “... fazer investimento consiste para uma empresa, em comprometercapital sob diversas formas de modo durável, na esperança de manter ou melhorar sua situação econômica.

16.1 Fluxo de caixa

Segundo Martins, o fluxo de caixa referente a um empreendimento deve compor-se de contribuições que refletem, com grande probabilidade de acerto, as entradas e as saídas de dinheiro que realmente vão atuar ao longo do prazo analisado.
Tais contribuições podem dizerrespeito a gastos com investimentos em bens como propriedades, equipamentos móveis e utensílios; gastos eventuais com aluguéis, materiais, mão de obra, contribuições trabalhistas, impostos, taxas, consumos de água, energia elétrica, gás; gastos em financiamentos, recebimentos, recebimentos resultantes de faturamento, de vendas de bens, de aplicações financeiras; gastos ou economias resultantes doimposto de renda.
Condensando todas as contribuições periódicas de um empreendimento, podem-se destacar os seguintes conjuntos importantes:
* Investimento;
* Resultados operacionais, isto é, receitas operacionais subtraídas das despesas operacionais;
* Receitas eventuais provenientes, por exemplo, de revendas por valores residuais de bens não mais utilizados ou aplicações financeirasexternas;
* Gastos eventuais provenientes, por exemplo, de pagamentos de juros em virtudes de empréstimos momentâneos ou financiamentos longos, novas aquisições de bens. (Martins 2001).
Os fluxos de caixa são de grande importância no estudo de viabilidade do projeto, pois através de um fluxo de caixa é possível determinar se o projeto é aceitável ou não através de indicadores como (VPL) (TIR) e(Payback).
Os demonstrativos de resultados e os fluxos de caixa da Orbital Design estão nos apêndices........
Os critérios tradicionalmente recomendados pela teoria: são comumente referidos com critérios baseados em fluxos de caixa descontados. Entre esses critérios, os encontrados com maior freqüência na literatura financeira são os três seguintes ou variantes deles: O critério do VPL, ocritério do IL e o da TIR (GALESNE, 1998: 39).

16.11 Payback

O Payback é comumente utilizado nas avaliações de investimento. Trata-se do tempo necessário para que a empresa recupere seu investimento inicial em um projeto calculado com suas entradas de caixa. Embora seja um método bastante utilizado, o período de payback geralmente é visto como uma técnica pouco sofisticada de orçamento decapital porque não leva em conta o valor do dinheiro no tempo (ROSS et al., 1995).


Payback = VP/ (1+i)n onde,
VP = Valor presente
i = Taxa de retorno
n = Período
16.12 VPL

Outro método de avaliação de investimentos é o Valor Presente Líquido (VPL), que é utilizado em projetos de investimentos para trazer ao valor presente, pagamentos de valores futuros. Essa metodologia é consideradauma técnica sofisticada de orçamento de capital, pois desconta os fluxos de caixa da empresa a Atratividade (TMA), que é o retorno mínimo a ser obtido em um projeto. “O valor presente líquido de um projeto de investimento é igual à diferença entre o valor presente das entradas líquidas de caixas associadas ao projeto igual ao investimento inicial” (GALESNE, 1998: 41).

VPL= FCk / (1+i)k onde,...
tracking img