Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A demografia e o envelhecimento populacional

5. Noções básicas da epidemiologia

Dalia Elena Romero Montilla

A Associação Internacional de Epidemiologia (IEA), em seu Guia de Métodos de Ensino (ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD, 1973), define epidemiologia como
o estudo dos fatores que determinam a freqüência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas. Enquanto a clínicadedica-se ao estudo da doença no indivíduo, analisando caso a caso, a epidemiologia debruça-se sobre os problemas de saúde em grupos de pessoas, às vezes grupos pequenos, na maioria das vezes envolvendo populações numerosas.

Sendo assim, a epidemiologia tem muito em comum com a demografia: ambas estudam populações. De acordo com a IEA, são três os principais objetivos da epidemiologia: I. Descrevera distribuição e a magnitude dos problemas de saúde das populações humanas. II. Proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como para estabelecer prioridades. III. Identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades.

135

ENVELHECIMENTO

E

SAÚDE

DA

PESSOA IDOSA

Sem dúvida, otrabalho que desenvolvem os profissionais da saúde na ESF está estreitamente relacionado com os objetivos da epidemiologia. Não teríamos avanços na clínica sem os estudos epidemiológicos, mas estes não existiriam sem os avanços na clínica. Por exemplo, quando Dona Hermelinda e o Seu Benedito, moradores da Rua Sergipe n. 1, vão ao hospital ou ao posto de saúde, o médico, durante a consulta, preenche oprontuário com os dados pessoais, faz diagnóstico, pede exames, prescreve tratamento com vista ao acompanhamento da evolução clínica da saúde de cada um deles. Quando a Equipe de Saúde da Família, um médico, uma equipe de Prevenção Epidemiológica ou estudioso da Saúde Coletiva fazem perguntas e coletam respostas que levam a novas perguntas sobre a saúde e a doença, usando os dados de saúde coletadosda população da Vila Brasil, estão trabalhando numa perspectiva epidemiológica. Eis alguns exemplos de perguntas utilizadas numa abordagem epidemiológica:  O câncer da D. Hermelinda e a doença pulmonar obstrutiva crônica de Seu Benedito são casos isolados ou freqüentes?  Quais são os fatores que determinam essas doenças?  Será que o fumo, no caso da doença de Seu Benedito, levou aodesenvolvimento de sua doença?  Da população de idosos da Vila Brasil, quem está mais sujeito a quais doenças?  Como mensurar se a população da Vila Brasil está tendo um envelhecimento saudável?  Como é o padrão de alimentação da população da Vila Brasil? Será que este padrão está associado com o câncer de intestino que acomete D. Hermelinda e outros moradores da Vila Brasil?  A incidência de doenças dosidosos da Vila Brasil é similar à de outras vilas ou outro lugar de referência? Essas são algumas das perguntas epidemiológicas que poderemos formular, mas só obteremos respostas e seremos capazes de elaborar outras perguntas pertinentes se conhecermos as fontes de dados e o SIS; soubermos aplicar as técnicas para mensurar e estimar indicadores e contarmos com análise interdisciplinar.
136 Noções básicas da epidemiologia

Figura 1 – Rede de informação em saúde

Adaptação de http://www.profamilia.ufmg.br/bhvida/docs/AULAS_3_e_4_EPIDEMIOLOGIA_Mortalidade.pdf

Muitos dos dados clínicos coletados nas consultas no Centro de Saúde e nos hospitais da rede do SUS são consolidados em nível central (do município ou do estado) e encaminhados ao Datasus (Figura 1). No caso das internações,como estudamos anteriormente, podemos obter os dados na página da internet, selecionando o SIH/SUS. Os dados de inquéritos populacionais servirão de base para os estudos epidemiológicos. Aplicando bons métodos e desenhos epidemiológicos, trabalhando com dados de qualidade e, principalmente, analisando a complexidade dos resultados, poderemos oferecer bases para o conhecimento da saúde da...
tracking img