Epidemiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 1- 14/02/2012 – Conceito de epidemiologia e bases históricas. História; Personalidades: Hipócrates, John Graunt, Louis Villermé, Pierre Louis, Willian Farr, John Snow, Louis Pasteur, Revolução industrial, Teoria Miasmatica; Unicausalidade e Multicausalidade.




EPIDEMIOLOGIA



INTRODUÇÃO

Epidemiologia é uma ciência que estuda quantativamente a distribuição dos fenômenos desaúde/doença, e seus fatores condicionantes, nas populações humanas. Alguns autores também incluem na definição que a epidemiologia permite ainda a avaliação da eficácia das intervenções realizadas no âmbito da saúde pública. Tem havido muitas definições de epidemiologia. No decurso dos últimos 60 anos, a definição tem vindo a alargar-se desde a sua preocupação com as doenças infecto-contagiosas eoutras doenças transmissíveis (o estudo das epidemias) até abarcar, presentemente, todos os fenômenos relacionados com a saúde das populações.
O presente trabalho analisadas as relações entre os estudos sobre desigualdades sociais em saúde e a epidemiologia, desde o nascimento dessa disciplina, passando pela era bacteriológica e chegando aos dias de hoje, em que cresce o interesse pelo tema.História e evolução

Uma das mais utilizadas definições da epidemiologia – estudo da distribuição e dos determinantes da freqüência das doenças em seres humanos – contém a premissa de que o evento doença apresenta uma determinada distribuição, ou seja, uma repartição desigual ou variável entre a população. Assim, caberia à epidemiologia tanto a descrição desses diferenciais de acometimento quantoa busca de explicações etiológicas para essas desigualdades. Caso as doenças e demais eventos relativos à saúde se distribuíssem de maneira absolutamente aleatória e, portanto, não determinista, não existiria a epidemiologia ou, pelo menos, não como é conhecida hoje.
O olhar sobre as desigualdades no acometimento da doença, bem como as tentativas de explicá-las, estão presentes em Hipócrates,que buscou estabelecer relações entre as condições ambientais e a propensão a apresentar certos quadros de doenças.
Também estão presentes em Snow, que procurou explicar os diferenciais encontrados na epidemia de cólera que assolou Londres no século XIX. A natureza dessas desigualdades, que a epidemiologia tentou medir e explicar, assim como o cenário onde estavam inseridas, é que variou bastante,acompanhando as transformações ocorridas nos processos políticos e sociais.
Mesmo em uma época em que o termo epidemiologia se referia, provavelmente, apenas à descrição das epidemias que então se instalavam na Europa, Georg Agricola publicou, em 1556, uma análise em que utiliza o elevado número de viúvas e as altas taxas de repetição de casamentos entre estas para demonstrar que havia umamortalidade mais alta e mais precoce entre os homens que trabalhavam nas minas subterrâneas dos montes Cárpatos. Embora haja registros de que já no século XVIII a associação entre pobreza e mortalidade havia sido sugerida, foi somente na primeira metade do século XIX que se desenvolveram, de maneira sistemática, as investigações sobre as relações entre o processo saúde-doença e as profundasdesigualdades sociais da época.
Foi grande o impacto da revolução industrial sobre as condições de vida dos habitantes das cidades européias. Agravou-se um quadro sanitário já bastante precário: estimativas da esperança de vida ao nascer para as diferentes paróquias de Londres entre 1570 a 1653 revelaram médias de 25,0 a 43,5 anos, para os piores e melhores estratos sociais, respectivamente. Além disso, umaanálise da mortalidade em Genebra no século XVII estimou a esperança de vida ao nascer em apenas 18,5 anos para a classe baixa, em 24,7 anos para a média e em 35,9 anos para os longevos da época, situados na classe mais alta.
As profundas modificações sociais, econômicas e políticas desse período impulsionaram estudos epidemiológicos sobre as precárias condições de vida experimentadas nas...
tracking img