Enzimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Enzimas


1. Por que as enzimas como catalisadores biológicos são consideradas mais eficientes com relação a catálise química?

Resolução: Porque funcionam em condições suaves de temperaturae pH, na CNTP.



2. Na reação entre a glicose e o oxigênio para produzir dióxido de carbono e água, a ΔGo é -2.880 kJ/mol, uma reação fortemente exergônica. No entanto, uma amostra de glicosepode ser mantida indefinidamente em uma atmosfera contendo oxigênio. Harmonize essa duas afirmações.

Resolução: Como ΔGo = -2.880 kJ/mol, a reação é favorável a acontecer, porémsem a ação das enzimas o processo pode não acontecer ou demora muito mais tempo para ocorrer.




3. Sugira uma razão para explicar por que o aquecimento de uma solução que contém uma enzimadiminui consideravelmente sua atividade.

Resolução: Como a ligação de enzima com o substrato é medidas pelas cinco interações fracas, em altas temperaturas e agitação molecular a umcomprometimento na estabilidade dessas ligações.




4. A presença de um catalisador altera a energia livre padrão de uma reação química?

Resolução: A ação enzimática diminui a energia deativação, sem alterar o ΔGo.




5. Uma enzima catalisa a formação de ATP a partir de ADP e íon fosfato. Qual seu efeito sobre a hidrólise de ATP para ADP e íon fosfato?

Resolução: A enzimapossui ação específica para cada substrato, logo a enzima que catalisa a síntese não causa nenhum efeito na catalização da hidrólise.




6. Diferencie entre os modelos chave-fechadura e doajuste induzido para ligar um substrato a uma enzima.

Resolução: No modelo chave – fechadura sugere que existe um alto grau de semelhança entre o formato do substrato e a geometria do sítio ativoda enzima, já que no modelo de ajuste induzido sugere que a ligação do substrato provoca uma mudança conformacional no sítio ativo da enzima que resulta em um encaixe complementar depois que o...
tracking img