Enxofre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERFERÊNCIA DO HOMEM NO CICLO DO ENXOFRE:
O dióxido de enxofre é um dos poluentes mais comuns na atmosfera, onde aparece como resultado da atividade vulcânica, da decomposição natural da matéria orgânica e da combustão de carvão, petróleo e derivados.
A presença excessiva de so2 no ar atmosférico pode exterminar muitas espécies vegetais ou comprometer seriamente a produtividadede plantas cultivadas. Musgos e liquens são frequentemente dizimados pelo SO2, por isso são considerados indicadores de poluição por esse gás.
Nos seres humanos, o SO2 acarreta irritação dos olhos, da pele, do nariz e da garganta, bronquite e estreitamento dos brônquios, entre outros sintomas.
Considerado um dos principais responsáveis pelas chamadas chuvas ácidas, o SO2, naatmosfera úmida, passa por transformações diversas ate originar ácido sulfúrico; óxidos de hitrogênio, também presentes na chuva ácida, originam ácido nítrico. Esses ácidos conferem a água da chuva uma acidez que pode apresentar um pH em torno de 4 ou até menos. Formam-se assim as chuvas ácidas.
As chuvas ácidas podem promover a corrosão de materiais diversos, como ferro, alumínio, mármore epedra sabão. Essas chuvas também podem causar danos em plantas, acidificar o solo e, com isso, comprometer a produtividade agrícola.
Rios e lagos também podem ser acidificados e provocar a morte de seres que não toleram redução significativa de pH da água, assim alterando a estabilidade de cadeias alimentares diversas. A chuva ácida, em especial com ácido sulfúrico, afeta a qualidade da águaque escoa do solo para os cursos de água, acidificando-a, e dissolvendo e arrastando os metais pesados. A água acidificada fica imprópria para consumo e tem significativos impactos nos ecossistemas dos rios e lagos, pela redução do pH e aumento dos metais pesados dissolvidos que aí são acumulados afetando sobre tudo os peixes. (organizar ultimo parágrafo).



- O processo de queima de carvão eóleo combustível em indústrias e usinas interfere no ciclo, liberando dióxidos de enxofre, que tem potenciais danosos ao organismo, além de provocar, em certas situações, o que se denomina de “chuva ácida” e o Smog industrial.
- Fenômenos naturais, como a atividade vulcânica e a decomposição de plantas, liberam dióxido de enxofre na atmosfera, isso aumenta a acidez da água da chuva, mas nãochega a causar danos ecológicos, pois o efeito do ácido é neutralizado ao entrar em contato com substâncias alcalinas presentes na água e no solo.




5.2Efeitos dos aerossóis de sulfato no albedo das nuvens
As partículas sulfato presentes nos aerossóis na atmosfera são responsáveis pelo facto de atemperatura média ser mais baixa que aquilo que seria de esperar da concentração de gases comefeito estufa.

Parte dos aerossóis de sulfato actua como núcleos de condensação de nuvens e/ou núcleos degelo, originando nuvens mais brilhantes, que reflectem mais radiação do que é normal. Adispersão e absorção da radiação de onda curta e longa reduzem a quantidade de energia solar que entra no sistema terra/atmosfera/oceano (efeitos directos), reforçando a contribuiçãonegativa no balanço doforçamento radiativo 5, uma vez que aumenta o albedo 6
.Outros efeitos, indirectos, resultam de os aerossóis modificarem as propriedadesfísicas das nuvens a  nível microscópico,  por  produzirem  gotículas de água de menor dimensão,aumentando o número de gotas da nuvem para o mesmo conteúdo de água líquida (“efeito sobreo albedo das nuvens”). Como do maior número de gotículas de chuva resulta umamaior reflectividade, traduz-se num efeito negativo sobre o forçamento radiativo. Outro efeitoindirecto é o aumento da altura e da duração das nuvens (“efeito sobre a duração das nuvens ”),o que tem óbvios efeitos no desenrolar do ciclo hidrológico.O Fourth Assessment Report: Climate Change, do IPCC, estima os efeitos indirectos sobre oalbedo das nuvens no forçamento radiativo em –0.7 W m –2. Os...
tracking img