Agricultura familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.embrapa.br/publicacoes/tecnico/folderTextoDiscussao/arquivos-pdf/Texto-30_19-11-08.pdf
http://www.brasilescola.com/geografia/agricultura-subsistencia.htmhttp://pt.scribd.com/doc/25807847/Agricultura-Familiar
http://www.mst.org.br/node/1640

Agricultura familiar
Agricultura camponesa não é só um jeito de produzir no campo. É um modo deviver. É uma cultura própria de relação com a natureza. É uma forma diferenciada de vida comunitária.
Na agricultura camponesa o trabalho é familiar, não assalariado, nãocapitalista. Mas esta forma de agricultura não se define só pela forma como trabalha.
A família camponesa vive e sobrevive com pouca terra. Esta agricultura se faz em pequenasáreas de terra. Nisto se distingue da agricultura latifundiária, feita em grandes áreas e com trabalho alheio.
A agricultura camponesa prima pela diversificação na produção. Não émonocultora. Combina produção animal com produção vegetal e faz agricultura e criação de animais o ano todo.
A produção para o autoconsumo, para a subsistência familiar, tem umpapel importante na agricultura camponesa. Junto com a posse da terra é um dos elementos fundamentais da constituição do espaço de liberdade proporcionado por esta forma deproduzir alimentos e de viver.
Cultivos ecológicos, policultivos, integração cultivos-criações, sistema de agro floresta, são todos exemplos de manejo da biodiversidade associado àprodução agropecuária. São formas de produção que, além de minimizarem impactos ambientais negativos, geram serviços ambientais, isto é, trazem vantagens ambientais, como oaumento da biodiversidade e a melhoria da qualidade dos solos, das águas e da paisagem como um todo. O que acaba se refletindo em vantagens econômicas nos médios e longos prazos.
tracking img