Envie uma vida em diamond dash

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos de marketing
Uma organização tem como tarefa essencial a satisfação de seu consumidor de maneira a fideliza- lo mais eficazmente do que seus concorrentes, para isso se baseia em uma orientação da administração que é o marketing. Se unir o poder de compra ao desejo de consumir define-se a então a demanda potencial.
Sem marketing não há concorrência, visto como ele atua frente àdinâmica do mercado, assim baseado na própria etimologia do termo, marketing pode ser entendido como mercado em ação.
Estudando a estrutura de uma organização pode se compreender a atividade de marketing. Em qualquer empresa existem quatro funções- chave: finança, recursos-humanos, produção e marketing. Independente do tamanho da organização essas funções existem, seja qual for a disponibilidade derecursos ou atividade final. Existem funções básicas em qualquer empresa, porem quando pequenas algumas delas podem ser realizadas por uma mesma pessoa.
São três áreas voltadas apenas para o atendimento, a comercialização e a divulgação de produtos ou serviços, porem uma das áreas é voltado para fora com foco no cliente, essa é a área do marketing.
O marketing é a área que faz com que a empresa nãoperca de vista o foco do seu mercado, no atendimento às necessidades de seu cliente. Não é possível prever o comportamento humano, daí a necessidade do marketing, é uma atividade ligada às ciências sociais e humanas.
Não tem como aplicar as ciências exatas neste campo, pois, ocorrem fracassos em produtos razoáveis e sucessos retumbantes em produtos não tão bons. A antropologia, filosofia,economia, psicologia e sociologia são ciências importantes que auxiliam no desempenho para se entender o consumidor.
ONGs, sindicatos, partidos políticos, fundações entidades assistenciais ou educacionais também possuem mercadologias, pois, tem finalidades e públicos a atender. Em geral seus recursos são escassos e o marketing vem orientar no sentido de dirigir esses recursos, para que consigamsatisfazer as necessidades desse publico. Quando um sindicato, por exemplo, se adequa a situação atual do trabalho na economia pode corresponder melhor às aspirações de seus afiliados, caso contrario estará sobrevivendo em bases legais antiquadas, em falta de sintonia com ao mercado ou ainda dizer que atua de forma a não agregar valores ao publico ou sindicato para os quais devem prestar contas.
Aatividade do marketing não esta focada apenas em vendas de produtos para fins de lucros. Em caso de uma fundação, sindicato ou parido politico esteja atualizada com as necessidades de seus afiliados, estas poderão canalizar seus recursos, contribuindo muito mais para a sociedade do que outro que não acompanha a evolução social.
A atividade do marketing se baseia no atendimento as necessidades dosclientes que é a razão de ser de uma empresa, na satisfação do sentimento pessoal resultante da comparação do desempenho do produto em relação a perspectiva de compra . Na espera que se buscando a satisfação de cliente alcance a fidelidade deste e sua propagação de boca a boca.
Na pesquisa para se conhecer melhor o cliente e buscar satisfaze-lo. Na construção de um relacionamento com o consumidor,e ofertas de produtos de qualidade.
Las Casas (2006, p 03) preconiza que para que se haja uma troca deva existir 5 condições a serem satisfeitas:
1- Haver duas partes envolvidas;
2- Cada uma das partes tem que algo de valor para a outra;
3- Cada parte ter capacidade de comunicação e entrega;
4- Cada parte ser livre para aceitar ou rejeitar a entrega;
5- Cada parte acreditarque estar em condições de lidar com a outra.

Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é uma ferramenta que as empresas procuram para investir em atividades de relacionamento com seus clientes, baseado no fato de que existe muita informação e dificuldade para se manter consumidores fieis, de forma a oferecer benefícios e não só vender produtos. Uma instituição financeira ao...
tracking img