Envie presentes para estes membros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Padre José Scampini

Trabalho
De
História

Campo Grande, 15 de Abril de 2013.
Nome: Fernanda
Nº 05
Série: 3º F
Prof: Henrique Arce

“Trabalho apresentado na disciplina de História ministrada pelo professor Henrique Arce da E.E.PE.José Scampini para fins de avaliação no 1º Bimestre no 3º ano F do Ensino Médio’’”.

INTRODUÇÃO

Este trabalho falara sobre a RepublicaVelha primeira partida republicana no Brasil foi o Partido Republicano Paulista, (PRP), criado na Convenção de Itu, em1873. O PRP era um partido legalizado, apesar de o Brasil ser uma monarquia. O PRP conseguiu eleger apenas três deputados na Assembleia Geral de Deputados, durante o Império do Brasil.

REPUBLICA VELHA BRASILEIRA

A Primeira República Brasileira, normalmente chamadade República Velha (em oposição à República Nova, período posterior, iniciado com o governo de Getúlio Vargas), foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da República Velha Washington Luís. Esse período de 1889 até 1930, chamado de República Velha, também ficou conhecido como"Primeira República", "República dos Bacharéis", "República Maçônica" e "República da Bucha", pois todos os presidentes civis daquela época eram bacharéis em direito. Quase todos foram formados na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, exceto Epitácio Pessoa. Bernardes iniciou os estudos de direito na Faculdade Livre de Direito (atual Faculdade de Direito daUniversidade Federal de Minas Gerais) e o concluiu em São Paulo. Quase todos eram membros da maçonaria.
E, quase todos, menos Epitácio Pessoa, foram membros de uma sociedade secreta da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, chamada de "Bürschenschaft Paulista", ou "Studentenverbindung" (algo como confraria da camaradagem, em alemão), mais conhecida como "Bucha",criada, em 1831, pelo professor Julius Frank (1808 - 1841). Os membros da Bucha procuravam, quando alcançavam um alto cargo político, chamar seus colegas da Bucha para sua equipe. Lacerda descreveu assim a Bucha:
Os candidatos de oposição à presidência da república também foram maçons: Rui Barbosa, também membro da Bucha, foi três vezes candidato, o Grão-Mestre Lauro Sodré, foi duas vezescandidato e o ex-presidente da república (1909-1910) e Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, Nilo Peçanha foi candidato de oposição em 1922. Afrânio de Melo Franco que governou de fato o Brasil quando Delfim Moreira adoeceu também era da Bucha. Epitácio Pessoa foi o único presidente civil que não pertenceu à Bucha, pois se bacharelou em direito em Recife. STANICH NETO em "Bucha, a sociedadesecreta do Direito", também explica que A Bucha viveu sua maior crise em 1926, quando uma cisão na maçonaria de São Paulo, fez com que o grão-mestre do Grão Oriente de São Paulo José Adriano Marrey Júnior criasse o Partido Democrático em São Paulo, quebrando a hegemonia do PRP, e posteriormente se unindo aos gaúchos na Revolução de 1930. Conta também STANICH NETO que ao triunfar a Revolução de 1930, arevolta contra a Bucha foi grande sendo o túmulo de Júlio Frank profanado.

HISTORIA

O primeiro partido republicano no Brasil foi o Partido Republicano Paulista, (PRP), criado na Convenção de Itu, em1873. O PRP era um partido legalizado, apesar de o Brasil ser uma monarquia. O PRP conseguiu eleger apenas três deputados na Assembleia Geral de Deputados, durante o Império doBrasil (1822-1889), porém conseguiu infiltrar-se no meio militar, o que foi decisivo para a queda da monarquia constitucional brasileira, e, portanto, do imperador Dom Pedro II.

PROCLAMAÇÃO

O movimento militar de 15 de novembro de 1889 foi bem sucedido, destronando o imperador D. Pedro II.
Atitudes como aquelas, praticadas em 17 de novembro, eram previstas, no Código Criminal de 1830, da monarquia,...
tracking img