Pesquisa gem 2010

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Pesquisa GEM 2010
A constatação geral da pesquisa é de que as proporções de populações que percebem oportunidades de negócios na região em que vivem e que acreditam possuir o conhecimento,a habilidade e a experiência necessários, são mais altas em países de menor desenvolvimento econômico.

Empreender é considerado uma boa opção de carreira para mais de 70% da população dos paísesimpulsionados por fatores e pela eficiência, enquanto a média entre os países impulsionados pela inovação é de 59,5%.

No caso dos Programas Governamentais tem-se como ponto de destaque ainexistência de uma única agência para o empreendedor obter informações sobre os programas. Dito de outra forma, nada mais é que a percepção da dificuldade que o empreendedor tem em obter as informaçõesnecessárias para acessar os mecanismos de apoio criados por programas de governo.

Importante também destacar todo um conjunto de condições desfavoráveis ligadas às áreas da Educação, Ciência e Tecnologia.As condições “Educação e Capacitação” e “Capacidade Empreendedora: Potencial” denota a dificuldade que se tem de garantir recursos humanos capazes de perceber oportunidades e aproveitá-las. Como sepode destacar os especialistas consideram que não há ainda no País a introdução de conceitos de empreendedorismo desde a escola básica até níveis mais avançados, e tal situação apenas reforça apercepção de que nosso empreendedor não possui condições para iniciar e administrar um negócio.

As condições “Oportunidade Empreendedora”, “Motivação Empreendedora”, “Mercado: interno edinamismo/oportunidade” e Valorização da Inovação: Consumidor” são percebidas pelos especialistas do País como mais favoráveis que aquelas percebidas pelos especialistas dos demais países.

É importante destacara maior citação em 2010 dada para a “Educação e Capacitação”, identificando a preocupação dos especialistas com a base para a formação de um comportamento mais empreendedor por parte da sociedade...
tracking img